terça-feira, abril 16, 2024
DestaquesSaúde

Programa Opera Mais – SRS Governador Valadares promove reunião com hospitais da macrorregião de Saúde Leste

GOVERNADOR VALADARES – A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Governador Valadares realizou, no último dia 6 de junho, reunião por videoconferência com hospitais prestadores da macrorregião de Saúde Leste, para discussão e melhoria contínua dos processos do Programa Opera Mais. Foram apresentados aos gestores institucionais o desempenho de cada hospital, bem como trabalhadas correções quanto aos códigos de procedimentos e valores destinados às instituições.

Para Larissa Vitt Pieper, gestora dos Hospitais de Resplendor e Aimorés, “o incentivo do Governo de Minas, por meio do Programa Opera Mais, veio aliviar a fila de cirurgias eletivas represadas em todo estado, reduzindo o tempo de espera para realização dos procedimentos cirúrgicos e aumentando a qualidade de vida dos mineiros. O Hospital Nossa Senhora do Carmo, de Resplendor, é referência para atendimento a oito municípios da microrregião e, com incentivo recebido, pôde aumentar a oferta de procedimentos eletivos para os municípios de referência”.

Serão realizadas, na próxima quinzena, oficinas virtuais entre os secretários municipais de saúde e prestadores, por microrregião, para que os fluxos assistenciais sejam amplamente debatidos, favorecendo o aumento da oferta de cirurgias e, consequentemente, diminuição da fila de espera, como prevê o objetivo da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). No primeiro quadrimestre a rede de hospitais da região realizou, aproximadamente, duas mil cirurgias, havendo previsão de um volume ainda maior para o segundo quadrimestre.

Para a referência do setor de regulação, Lorena Keith, o encontro foi importante pois “as reuniões que ocorrem mensalmente promovidas pela Unidade Regional de Governador Valadares têm buscado o efetivo alinhamento dos prestadores para, na Macro Leste, atingirmos o equilíbrio entre oferta e demanda. Pensando nisso, o monitoramento se torna de extrema importância pois observamos a diminuição da fila de espera, onde o paciente tem sua demanda atendida e conseguimos entender as dificuldades e, juntamente com gestores e prestadores, melhorar o fluxo do atendimento”.

Na visão do Superintendente Romulo Gusmão, “o Governo do Estado fez uma aposta, e estamos vendo o resultado na Macro Leste. Temos muito ainda a ampliar na oferta de cirurgias eletivas e sabemos que esse crescimento é gradual, na medida em que todos os atores (prestadores, gestores municipais, serviços de regulação) vão amadurecendo sua visão diante da iniciativa, eliminando juntos os obstáculos que surgem, na dinâmica natural do projeto e, assim, entramos em franco processo de melhoria contínua”.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *