segunda-feira, maio 6, 2024
CidadesDestaques

TJMG lança marco inicial das obras do novo fórum da Comarca de Inhapim | Ela terá três varas judiciais

 Participantes da solenidade fizeram visita ao terreno onde serão construídas as novas instalações (Crédito: Riva Moreira)

INHAPIM – O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Gilson Soares Lemes, conduziu, nesta segunda-feira (6/6), a solenidade do marco inicial para a construção das novas instalações do fórum da Comarca de Inhapim, na região do Vale do Rio Doce. Atualmente, o Fórum de Inhapim abriga duas varas judiciais e o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc).

O novo fórum será construído em uma área de 4 mil m², no Loteamento Recanto Verde. O prédio terá 2,2 mil m² de área construída, com capacidade para abrigar três varas, em dois pavimentos. Além da acessibilidade, o prédio terá informatização completa, estacionamento e bicicletário.

O presidente Gilson Lemes ressaltou que o marco inicial da construção do novo fórum insere-se no compromisso de oferecer à sociedade uma prestação jurisdicional de mais qualidade, com ambientes mais adequados a magistrados, servidores, colaboradores, estagiários, promotores de justiça, defensores públicos, advogados e jurisdicionados.

Not-Inhapim-placa2.jpg
Placa sobre a construção do novo edifício foi descerrada no Fórum Anastácio Chaves, no Centro de Inhapim (Crédito: Riva Moreira)

Licitação

O presidente do TJMG disse que o prédio deve ficar pronto em 2023. “É uma data histórica. Temos procurado, desde o início da gestão, melhorar as condições de trabalho nos fóruns do interior de Minas Gerais. O TJMG precisa levar a justiça a todos os rincões do Estado. Por isso, temos investido em prédios com acessibilidade, adequada estrutura e com recursos tecnológicos. O novo fórum de Inhapim será mais moderno e propiciará o funcionamento de uma Justiça mais célere e efetiva”, disse.

O presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Mauri Torres, prestigiou a solenidade e destacou a importância, para a região, do anúncio da construção de um novo fórum. “Este é um momento importante e especial. Minas é um estado diferente, porque os poderes constituídos trabalham em harmonia. Com diálogo e uma boa convivência, avançamos, a despeito das dificuldades e da extensão territorial de um estado com regiões tão diversificadas”, afirmou o conselheiro.

Not-Inhapim-presGL.jpg
Presidente Gilson Lemes ressaltou empenho do TJMG em entregar a magistrados, servidores, colaboradores e jurisdicionados prédios com acessibilidade, adequada estrutura e com recursos tecnológicos (Crédito: Riva Moreira)

O conselheiro Mauri Torres agradeceu ao presidente Gilson Lemes, afirmando que a atual gestão fez muita diferença para o Estado. “Se não fosse a eficiência do trabalho desenvolvido, não estaríamos aqui hoje para o anúncio dessa obra”, disse.

A desembargadora Aparecida Grossi, nascida em Inhapim, manifestou sua alegria e satisfação por retornar à cidade em um momento festivo. “O novo fórum será um divisor de águas para Inhapim. Este é o momento em que um sonho, há muito esperado, começa a se tornar realidade”, disse.

A magistrada expressou sua gratidão ao presidente Gilson Lemes pelos esforços para dotar a comarca de novas e modernas instalações. “Só podemos agradecer ao presidente Gilson Lemes pelo grande empenho, interesse, disposição e dedicação para concretizar essa obra. Sabemos que o novo fórum será um espaço de trabalho digno, que trará desenvolvimento, crescimento e progresso para a região”, ressaltou.

Not-inhapim1.jpg
Diretor do foro da Comarca de Inhapim, juiz João Fábio Bomfim Machado de Siqueira, disse que nova estrutura vai permitir um melhor atendimento ao cidadão (Crédito: Riva Moreira)

Estrutura

O diretor do foro da Comarca de Inhapim e titular da 2ª Vara Cível, Criminal e da Infância e da Juventude, juiz João Fábio Bomfim Machado de Siqueira, disse que o atual prédio do fórum é uma edificação antiga, que recebeu adaptações. “Precisamos de melhorias, tanto em termos de acessibilidade quanto de segurança. A nova estrutura vai permitir um melhor atendimento ao cidadão. Essa obra é um marco para a comarca”, afirmou. Apenas de janeiro a abril deste ano, foram distribuídos 1.519 novos processos em Inhapim. O acervo de feitos ativos é de cerca de 13 mil ações judiciais

O magistrado disse também que diversos terrenos foram visitados até a escolha de uma área que atendesse aos padrões do TJMG e que foi doada pelo município ao Estado. “O prédio será construído em uma zona de expansão, e isso também trará desenvolvimento para a cidade”, disse.

Durante a solenidade, foi apresentado o projeto do novo fórum de Inhapim. Em seguida, o caderno com todas as especificações técnicas foi entregue aos juízes da comarca, João Fábio Bomfim Machado de Siqueira e Sibele Cristina Lopes de Sá Duarte.

A cerimônia incluiu homenagens. O presidente Gilson Soares Lemes recebeu uma placa e um terço. O presidente do Tribunal de Contas de Minas Gerais (TCE-MG), conselheiro Mauri José Torres Duarte, também recebeu uma placa. O juiz João Fábio Bomfim Machado de Siqueira também entregou uma placa a Leci Sampaio, esposa do advogado Leandro Alves de Carvalho, profissional que foi muito atuante na comarca e que faleceu em 2021.

Terreno

Compuseram a mesa de honra na cerimônia o presidente do TJMG, desembargador Gilson Soares Lemes; o presidente do TCE-MG, conselheiro Mauri José Torres Duarte; os desembargadores Antônio Carlos Cruvinel, José Washington Ferreira da Silva e Aparecida Grossi; o diretor do foro da comarca, juiz João Fábio Bomfim Machado de Siqueira; a juíza da 1ª Vara Cível, Criminal e de Execuções Penais de Inhapim, Sibele Cristina Lopes de Sá Duarte; o prefeito de Inhapim, Márcio Elias de Lima e Santos; o presidente da Câmara Municipal, vereador José de Oliveira Batista; o deputado federal Mauro Lopes e o deputado estadual Tito Torres.

Not-inhapim-mesa.jpg
Mesa de honra na cerimônia, conduzida pelo presidente Gilson Lemes. 

A Comarca de Inhapim atende, além do município-sede e seus distritos — Bom Jesus do Rio Preto, Itajutiba, Jerusalém, Macadame, Novo Horizonte de Inhapim, Santo Antônio do Alegre, São Tomé de Minas e Tabajara —, as cidades de Bugre, Dom Cavati, Iapu e os distritos de São Sebastião da Barra, São Domingos das Dores, São João do Oriente, São Sebastião do Baixio e São Sebastião do Anta.

Após a cerimônia realizada no Fórum Anastácio Chaves, no Centro de Inhapim, os participantes da solenidade fizeram uma visita ao terreno onde serão construídas as novas instalações.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *