Prefeitura de Ipatinga destaca investimentos e eficiência de programas na Expo Usipa

IPATINGA – A Prefeitura de Ipatinga aproveitou a realização da 32ª edição da Expo Usipa, uma das maiores feiras de Indústria, Comércio e Serviços do estado, realizada entre os dias 20 e 23 de julho, para apresentar ao público informações relevantes sobre alguns dos principais programas e investimentos realizados pelo governo municipal em favor da população.

Em seu estande, a administração de Ipatinga chamou a atenção principalmente para ações relacionadas às secretarias de Saúde Assistência Social, Desenvolvimento Econômico e Turismo e Fazenda.

Recebeu ênfase especial do executivo na Expo as ações desenvolvidas por meio da Secretaria Municipal de Saúde, com recursos viabilizados e programados para reforma e ampliação do Hospital Municipal Eliane Martins (HMEM) e UPA, além da construção de outras três UBS’s – Unidades Básicas de Saúde. Também foi exposto informações sobre o NEP- O Núcleo de Estimulação Precoce (NEP), que é uma parceria com o Ministério Público e será destinado exclusivamente a crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), preferencialmente até os seis anos de idade.  Na oportunidade a secretaria destacou os atendimentos do Programa “Fila Zero”, que foi iniciado pela Prefeitura de Ipatinga em outubro de 2021, com o objetivo de zerar uma fila de espera de quase 50 mil exames de ultrassonografia.  Agora nesse 2º semestre de 2022 os atendimentos serão voltados para a área oftalmológica, que disponibilizará à população mais de 26 mil procedimentos.

Vale ressaltar, também, que está em andamento no município o “Fila Zero Cirurgia”, que tem o objetivo de atender à demanda reprimida de cerca de 4 mil intervenções cirúrgicas de média e alta complexidade.

Entre outras ações foi exposto também o programa Nota Premiada, gerido pela Secretaria de Fazenda, que estimula a prática da educação fiscal no município e conscientiza a sociedade quanto à importância socioeconômica dos tributos, além da exigência do documento fiscal. Em 2022, por meio da Nota Fiscal de Serviços eletrônica (NFS-e), os contribuintes ipatinguenses concorrem a prêmios em dinheiro, bicicletas e um automóvel.

A Secretaria de Assistência Social expôs durante a feira o relevante trabalho prestado pelo Banco de Alimentos de Ipatinga, com o recolhimento de doações de gêneros de primeira necessidade junto ao circuito comercial, seleção daqueles aptos ao consumo humano e higienização, para posterior encaminhamento a entidades e famílias em situação de vulnerabilidade. Além de conhecerem os procedimentos, os visitantes receberam amostras de receitas de reaproveitamento, como doce de banana, geleia de morango, doce de maçã em calda e mousse de maracujá, tudo produzido com muito amor pelo banco de alimentos. Nos quatro dias da feira foram distribuídos 1.200 potes de 140 gramas das iguarias.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdetur), atenta às necessidades dos empreendedores e também buscando novas fontes de geração de emprego e renda no Vale do Aço, marcou presença na feira realizando uma pesquisa de demanda turística. O objetivo foi coletar dados para identificação de perfis socioeconômicos, hábitos de consumo e avaliação dos serviços turísticos, visando dar suporte e atender às necessidades do Plano de Marketing Turístico de Ipatinga. A pesquisa foi feita com o público em geral, durante os quatro dias de evento.

Posição de vanguarda

De acordo com os organizadores da Expo Usipa, a 32ª edição da Exposição Industrial, Comercial e de Prestação de Serviços contou com 318 estandes e 275 expositores, totalizando mais de 1.500 reuniões de negócios. O público que passou pelas dependências da Associação Esportiva e Recreativa Usipa, o local do evento, somou 34.325 pessoas.

O prefeito Gustavo Nunes, convidado especial na abertura oficial da feira ao lado do governador Romeu Zema e outras destacadas autoridades do Estado e da região, chamou a atenção para a importância da realização, após dois anos de restrições impostas em função dos riscos de contaminação pela Covid-19. “Podemos nos orgulhar de ter lidado com muita eficiência e agilidade no combate às adversidades durante a pandemia, sobretudo com a iniciativa de termos em nossa cidade um avançado Hospital de Campanha e, com números consistentemente declinantes da doença, mais uma vez saímos à frente na preservação da economia e no quesito de apoio ao desenvolvimento econômico regional. Fomos a primeira cidade do Brasil a liberar os eventos pós-pandemia. Neste momento, ratificamos mais uma vez os nossos desafios e compromissos com a cadeia do setor de eventos, que foi isenta de 100% do ISSQN aqui no município no período de 12 meses, o que ressalta de novo o compromisso do atual governo com os setores prestadores de serviços na região”, destacou o chefe do Executivo.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *