domingo, abril 28, 2024
DestaquesPolítica

Aprovado em Timóteo a distribuição gratuita de absorventes nas escolas. Dois vereadores votaram contra

Vereadores que votaram a favor: Adriano, Fabiano, Gualberto, José Fernando, Luiz Perdigão (por ser presidente não vota), Nelinho, Pastora Sônia, Professor Ronaldo, Raimundinho, Reygler, Thiago Torres, Bim e Wladimir Careca. Vereadores que votaram contra: Beto do Estofamento e Brinnel Tozatti

TIMÓTEO – A pedido de um dos autores da matéria, vereador Adriano Costa Alvarenga (Cidadania), a Câmara dos Vereadores de Timóteo aprovou nesta quinta-feira (07) durante sessão ordinária, o Projeto de Lei 4.356/21, dos vereadores Adriano Costa Alvarenga, Fabiano Ferreirah, Vinícius Bim e Doutor José Fernando, que prevê a distribuição gratuita de absorventes higiênicos para estudantes dos ensinos fundamental e médio, nas escolas municipais. O Projeto foi aprovado por 12 votos favoráveis. Os vereadores Beto do Estofamento e Brinnel Tozatti votaram contra o benefício.

Durante a discussão do projeto em plenário, os vereadores professor Ronaldo, Geraldo Gualberto, Fabiano Ferreirah, Adriano e Vinícius Bim foram taxativos em declarar que o voto favorável a tal matéria seria uma questão de humanidade.

Professor Ronaldo revelou que a realidade das salas de aula infelizmente não é conhecida além da escola. Segundo ele, já participou de várias “vaquinhas” para comprar absorventes quando as alunas são surpreendidas com o período menstrual. “Em outras situações, as alunas deixam de frequentar as aulas durante o período da menstruação, porque não possuem dinheiro para comprar os absorventes”, observou o professor.

O vereador Geraldo Gualberto se dizendo surpreendido com a posição dos colegas vereadores que se posicionaram contrários a matéria, alfinetou: “Só quem é muito incessível seria contra uma matéria dessa”.

Já o vereador Beto do Estofamento, vereador residente em uma das comunidades mais carentes do município – Distrito de Cachoeira do Vale, sentindo golpeado pelas palavras do vereador Geraldo Gualberto, perdeu a compostura. De maneira agressiva e desrespeitando a fala do vereador Geraldo Gualberto, Beto do Estofamento tentou intimidar o colega apontando dedo, alterando a voz e pedindo respeito. O mesmo parlamentar manteve o comportamento agressivo durante as falas dos vereadores  Vinicius Bim e Adriano Costa Alvarenga, momento em que foi advertido pelo presidente Luiz Perdigão. O desconforto do vereador se deu  porque anteriormente havia declarado contrário ao projeto.

O PROJETO

Com o Programa de Proteção e Promoção da Saúde Menstrual serão beneficiadas principalmente as estudantes de baixa renda matriculadas em escolas da rede pública de ensino. A quantidade, a forma da oferta gratuita e outros detalhes serão estabelecidos em regulamento. Já a implantação do programa deverá ocorrer de forma integrada em especial pelas áreas de saúde, assistência social, educação e segurança pública.

“Construímos um texto para defender e dar dignidade a nossas meninas por meio desse programa. “Estamos fazendo uma reparação histórica, pois um sistema comandado por homens nunca pensou nessa necessidade das mulheres. Esse é o início de uma política pública mais ampla. Saber que famílias não estão enviando  as meninas para a escola porque não podem comprar absorventes, é simplesmente inaceitável”, argumentou o vereador Fabiano Ferreirah, que é residente no bairro Macuco, localidade com um índice de vulnerabilidade social altíssimo.

Objetivos

O vereador Vinicius Bim disse que o texto do PL qualifica o programa como estratégia para a promoção da saúde e da atenção à higiene com o objetivo de combater a precariedade menstrual, conceituada como a falta de acesso ou a falta de recursos para a compra de produtos de higiene e outros itens necessários ao período da menstruação feminina. “Estamos preparados para derrubar o veto do prefeito se necessário for”, alertou o vereador, que ainda acrescentou: “a matéria oferece dignidade, respeito e evitará evasão escolar”.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *