sexta-feira, abril 19, 2024
DestaquesPolítica

Prefeito de Ipatinga sanciona lei que prevê reajuste de 10,5% para servidores

IPATINGA – O prefeito Gustavo Nunes sancionou, nesta terça-feira (12), o projeto de lei nº 74/2022, que trata do reajuste salarial dos servidores públicos municipais. A matéria, encaminhada pelo Executivo no último dia 1º para apreciação dos vereadores, foi aprovada por unanimidade no plenário do Legislativo, em sessões realizadas nesta semana, transformando-se na Lei Municipal nº 4.351/22.

Os termos do reajuste, que abrange servidores da ativa – inclusive celetistas – e também inativos, foram negociados pelo governo em reuniões com a direção do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sintserpi), sendo também aprovados em assembleias da categoria. O reajuste oferecido, com base na tabela de vencimentos de janeiro de 2022, é de 10,50%. Ele tem efeito retroativo a 1º de janeiro, representando ganho real em relação à inflação do ano passado.

A diferença entre os vencimentos já recebidos e o reajuste autorizado, referente ao mês de março, foi paga nesta quinta-feira (14). O restante será pago a partir de junho.

“Aprovar o reajuste salarial dos servidores ratifica mais uma vez o comprometimento em cumprir de maneira zelosa todos os compromissos com o funcionalismo público municipal”, destacou o secretário de governo, Matheus Braga.

 Auxílio-alimentação e data-base

O Executivo oficializou também a elevação, a partir de 1º de março de 2022, do valor do auxílio-alimentação pago aos servidores, que não era reajustado desde 2006. O valor, que era de R$ 201,60, agora está fixado em R$ 260.

Ficou decidido ainda que 1º de janeiro de cada ano é a data-base para fins de revisão geral da remuneração e subsídios dos servidores públicos municipais ativos, inativos e pensionistas do Poder Executivo Municipal, sendo que as negociações devem ser realizadas até 15 de março do exercício.

“Valorizar a classe e demonstrar o apoio e preocupação deste governo em sempre proporcionar melhorias, diante da perda salarial que naturalmente ocorre em função de efeitos inflacionários, é uma forma de priorizar o bem maior do Executivo hoje, que é o trabalho humano prestado pelos nossos servidores”, destacou o prefeito Gustavo Nunes.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *