domingo, maio 12, 2024
DestaquesPolítica

Lula e Alckmin são diplomados no TSE | Lula chora e faz defesa da democracia

BRASÍLIA – O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) fez a cerimônia de diplomação do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, e do vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin.

O evento começou às 14h25 e foi realizado no plenário do TSE, em Brasília. Cerca de 400 convidados estavam presentes, entre eles, parlamentares, ministros de tribunais superiores e representantes de governos estrangeiros.

Os ex-presidentes José Sarney e Dilma Rousseff também participaram da cerimônia. Do lado de fora, forte esquema de segurança foi montado para proteger a sede da Corte.

Assista a diplomação na íntegra:

A cerimônia começou com a execução do Hino Nacional pela banda dos Dragões da Independência, do Batalhão da Guarda Presidencial.

Em seguida, o presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, entregou os diplomas para Lula e Alckmin. Após receber o documento das mãos de Moraes, o presidente eleito discursou. Antes de encerrar o evento, Alexandre de Moraes também discursou. “Aqui no TSE tem homens de coragem”, disse.

DISCURSOS

A fala do petista também foi marcada pela defesa da democracia. “Poucas vezes a democracia foi tão colocada à prova (quanto neste processo eleitoral). A democracia não nasce por geração espontânea, precisa ser cultivada todos os dias para que a colheita seja proveitosa para todos”, disse.

Lula destacou ainda a “coragem” do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do Supremo Tribunal Federal (STF) no processo eleitoral. “A história há de reconhecer sua coerência e a fidelidade à Constituição”.

 O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, afirmou que os responsáveis pelos atos antidemocrátios serão “integralmente” punidos para que os casos não se repitam nas próximas eleições. Moraes presidiu a solenidade de diplomação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na tarde desta segunda-feira (12).

Segundo o ministro, a diplomação consiste na lisura do pleito eleitoral e na legitimidade política conferida soberanamente pela maioria do povo brasileiro por meio do voto direto e secreto.

DIPLOMAÇÃO

A diplomação é uma cerimônia organizada pela Justiça Eleitoral para formalizar a escolha dos eleitos nas eleições e marca do fim do processo eleitoral. Com o diploma eleitoral em mãos, os eleitos podem tomar posse no dia 1° de janeiro de 2023.

O TSE é responsável pela diplomação dos candidatos à Presidência da República. Os deputados, senadores e governadores são diplomados pelos tribunais regionais eleitorais (TREs) até 19 de dezembro.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *