quinta-feira, abril 18, 2024
DestaquesSaúde

Iniciado em Timóteo o primeiro LIRAa do ano de 2022

TIMÓTEO – A Secretaria Municipal de Saúde e Qualidade de Vida de Timóteo, por meio do Centro de Controle de Zoonoses, realiza entre os dias 17 a 21 de Janeiro de 2022, o primeiro Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa).

O levantamento tem como objetivo identificar os locais com foco do mosquito Aedes aegypti transmissor da dengue, zika e chikungunya, além de atualizar o índice de infestação, tanto no âmbito da cidade quanto dos bairros, e depósitos predominantes.  O último LIRAa realizado no Município ocorreu em outubro de 2021 e apresentou um índice de 4.4% de infestação para Aedes aegypti.

A iniciativa visa nortear as ações de prevenção, educação em saúde e combate ao vetor. O Centro de Controle de Zoonoses orienta os moradores a receberem os Agentes de Endemias, que estarão devidamente identificados com uniforme, respeitando as medidas sanitárias em virtude da pandemia, mantendo o distanciamento social e uso obrigatório de máscara, para receberem as informações e a verificação do ambiente. Os ACE’s farão a vistoria na área de peridomicílio (área de quintal e corredores), não adentrando no interior dos imóveis.

 

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *