segunda-feira, abril 29, 2024
DestaquesPolítica

Aprovado na Câmara de Timóteo recomposição salarial de 10,8% para servidores e vereadores

Foto PCReis/JBN

TIMÓTEO – Em sessão extraordinária nesta segunda-feira (21), os vereadores aprovaram, em discussão e votação únicas, o projeto de resolução 505 que autoriza a recomposição salarial dos servidores do Legislativo Municipal em 10,8% (dez vírgula oito por cento), a contar de 1º de março de 2022, tendo como referência os vencimentos e proventos do mês de fevereiro de 2022. A matéria se aplica aos servidores ocupantes de cargos efetivos, comissionados, aos servidores inativos e pensionistas, aos servidores contratados por tempo determinado e aos vereadores. A recomposição é resultado de uma tranquila discussão entre Mesa Diretora, Sindicato e servidores desta Casa Legislativa.

A recomposição de perdas inflacionárias é direito constitucional. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considera a inflação oficial do país. O brasileiro começou o ano esperando algum alívio no bolso, depois da inflação de dois dígitos em 2021, mas os preços dos combustíveis e dos alimentos seguem pressionando o custo de vida este ano. Segundo a apuração do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 12 meses, o IPCA acumula alta de 10,54%, acelerando frente aos 12 meses até janeiro (10,38%), se mantendo acima do dobro do teto da meta para o ano. Todos os grupos de produtos e serviços pesquisados tiveram alta em fevereiro, mas os principais impactos vieram dos preços dos grupos da Educação (5,61%) e Alimentação e Bebidas (1,28%). Juntos, os dois grupos representaram cerca de 57% da inflação de fevereiro.

Regime de Diárias

Outros dois projetos de resolução com conteúdo relacionado diretamente com a Câmara, também foram aprovados nessa reunião. Um deles foi o PR 506 que trata sobre o regime de diárias dos servidores e vereadores da Câmara Municipal contendo na matéria a fixação dos valores das diárias, critérios para recebimento, prazo para requerimento, dentre outros.

Presentes na sessão os vereadores Luiz Perdigão, Raimundinho, Pastora Sônia, Reygler, Beto Estofamento, Fabiano, Brinnel, Vinicius Bim, Professor Ronaldo e Adriano Costa Alvarenga. Ausentes na sessão com justificativa os vereadores Geraldo Gualberto, Nelinho da Copasa, Wladimir Geraldo de Lana, o Careca; Dr. José Fernando. Sem justificativa, o vereador Thiago Torres.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *