terça-feira, abril 23, 2024
DestaquesMeio Ambiente

Agricultores de Timóteo receberão treinamento para formar cooperativa

TIMÓTEO – Agricultores familiares e escolas municipais e estaduais de Timóteo tiveram reunião no útimo dia 24/02, no auditório da Prefeitura. O encontro teve como objetivo mobilizar e divulgar o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) instituído pela Lei 11.947, de 16/6/2009. Foram esclarecidas as cláusulas do contrato vigente entre a Emater/MG e a Secretaria Estadual de Educação.

Estiveram presentes os representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Timóteo. O secretário da pasta, Hiller Félix, se mostrou satisfeito com a notícia de que o grupo de agricultores  de Timóteo foi escolhido para receber treinamento para o cooperativismo. “Nossos produtores serão preparados para formar uma cooperativa regional”, comemorou.

A palestrante Ana Laura Chaves Veloso, coordenadora regional da Emater de Ipatinga, explicou que 30% dos recursos do PNAE repassados pelo governo federal a estados e municípios devem ser investidos na compra direta de produtos da agricultura familiar. “É obrigatória a compra dos produtos que constam no mapa de ofertas que são entregues nas escolas. O ítens do mapa de ofertas irão subsidiar a chamada pública e também contribuir na elaboração dos cardápios da merenda escolar”, disse.

Para Euzilene Ramos, produtora de mel no município e integrante da Associação dos Agricultores Familiares de Timóteo (Agrifat), a expectativa era que o mel tivesse uma aceitação maior. “Recebemos a notícia de que, da verba repassada, somente 20% seria destinado para compra de mel, doces e rosquinhas conjuntamente”. Euzilene e o marido Rafael Ramos torcem para que o PNAE invista mais em produtos naturais. “Nós oferecemos o mel em sachê, um produto riquíssimo em valor nutricional e totalmente natural”, defendeu.

Os valores repassados pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), utilizados exclusivamente na aquisição de gêneros alimentícios, deve ser investido na compra direta de produtos da agricultura familiar, medida que estimula o desenvolvimento econômico e sustentável das comunidades.

Mais informações, no escritório da EMATER em Timóteo, situado na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, à rua Antônio Carlos, bairro São José.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *