quarta-feira, abril 24, 2024
CidadesCultura e EntretenimentoDestaques

Secretaria de Estado de Cultura e Turismo promove debate sobre promoção de culturas afro-brasileiras

REDAÇÃO – Representantes culturais das várias regiões do Estado participaram do “Encontros com a Arte e a Cultura de Minas Gerais”, promovido pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, no último dia 9 de agosto, no Palácio da Liberdade. O evento reuniu representantes da cultura de matriz africana, que fizeram uma avaliação da Lei Aldir Blanc, com o mapeamento da distribuição dos recursos e a identificação dos pontos positivos e negativos, e da Lei Paulo Gustavo para ações emergenciais à cultura com previsão de entrar em execução ainda  este ano.

O congadeiro mestre Luís Fabiano dos Santos participou do debate representando a região do Leste de Minas, incluindo Vale do Aço e Vale do Rio Doce. “Tivemos a oportunidade de falar sobre a importância do congado em nossa região, com a presença de vários grupos centenários. O congado é uma expressão de cultura afro-brasileira e não apenas religiosa”, frisou Luís Fabiano, capitão-mor da Guarda de Moçambique do município de Timóteo e diretor da Frente Aliança das Congadas Brasileiras. O encontro contou com a participação do subsecretário Estadual de Cultura, Igor Arci e da equipe da Secretaria de Cultura e Turismo, além do representante do Conselho Estadual de Política Cultural (Consec), Adriano Maximiano.

O subsecretário anunciou que a Lei Paulo Gustavo deve destinar em torno de R$ 380 para Minas Gerais investir no setor cultural. A previsão é de que todos os municípios mineiros recebam recursos oriundos da nova lei. “Queremos dialogar com os fazedores culturais de matriz africana para incentivar a promoção da arte e da cultura mineira, conhecendo suas demandas e buscando caminhos para fortalecer e valorizar as tradições”, sinalizou Maximiano.

Cancelamento

O diretor da Frente Aliança das Congadas Brasileiras informou ao representante do Consec o cancelamento do Encontro Nacional de Congadeiros, previsto inicialmente para acontecer no dia 18 de setembro em Timóteo. Devido à dimensão do evento e pelos entraves decorrentes do período eleitoral, os organizadores decidiram adiar por tempo indeterminado a sua execução.

 

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *