quinta-feira, maio 2, 2024
Cultura e EntretenimentoDestaquesEducação

Alunos da Escola José Moreira Bowen visitam a Casa de Memória da Câmara de Timóteo

Fotos PCReis/JBN

TIMÓTEO – Alunos e professores da Escola Municipal José Moreira Bowen, localizada no bairro Santa Cecília estiveram nesta terça-feira (12) visitando a Casa da Memória da Câmara Municipal de Timóteo. A visita desta terça-feira foi da turma de 1ª série, da professora Cleonice. A partir desta quarta-feira novas visitas já estão programadas para outras turmas do mesmo educandário. Além de conhecer um pouco da história de Timóteo e do parlamento Timotense, aos visitantes foram apresentados objetos entre outros acervos.

O local é dotado de móveis e utensílios típicos da época da colônia. O horário de visitação é de segunda à sexta-feira, das 8 às 17 horas. As visitas em grandes turmas ou finais de semana podem ser agendadas pelo fone (31) 9 92220336. A Casa de Memória está na rua Mateus Araújo Silva, no Centro Sul de Timóteo, via de acesso à Praça 29 de Abril. O espaço cultural foi reaberto no último dia 20 de maio depois de  quase três anos fechada. A reabertura se deu através de uma força tarefa entre Câmara e Prefeitura.

Tão logo assumiu a gestão da Câmara de Timóteo, uma das metas do presidente Luiz Perdigão era a reabertura do espaço, fechado na legislatura anterior. Totalmente reformada, a Casa de Memória agora volta a ser frequentada pela população e por alunos das escolas do município. “É uma oportunidade de resgatarmos a memória de Timóteo. Era um pedido da cidade, dos moradores, historiadores e estudantes. Este é um espaço valioso e temos muito para oferecer para os visitantes, em termos de acervo”, destacou Luiz Perdigão à reportagem do JBN.

A Casa de Memória

A Casa de Memória e Pesquisa do Legislativo foi criada por meio de um projeto do ex-vereador Roberto Paiva em 2004. O objetivo do espaço é promover o resgate da história de Timóteo, por meio dos registros feitos pelos moradores, oferecendo à população um espaço para visitações, acervo com histórias das administrações legislativas, mandatos dos prefeitos e vereadores, fotografias, arquivos e documentação sobre a construção e evolução do município. Todo o acervo do local é proveniente de doações da comunidade: fotos, jornais e peças que caracterizam heranças históricas de Timóteo.

A Casa de Memória oferece ainda acesso à internet para a comunidade, promovendo a inclusão digital, além de auxílio na elaboração de currículos e emissão de segunda via de contas.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *