Coordenadores de creches de Timóteo recebem capacitação para volta às aulas na segunda-feira

TIMÓTEO – A Secretaria de Saúde e Qualidade de Vida, em conjunto com a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, promoveu uma capacitação com os coordenadores e responsáveis pelas creches conveniadas ao Município de Timóteo. Na oportunidade foram repassadas orientações sobre a adequação do ambiente para receber crianças e funcionários na próxima segunda-feira (31), quando as atividades escolares serão retomadas.

O treinamento envolveu os servidores da Vigilância Sanitária, da Fiscalização Covid-19 e Medicina e Segurança e Trabalho. O foco do treinamento, realizado na quinta-feira (27) na sede da Secretaria de Educação, foi o cumprimento dos protocolos sanitários baseados no Plano de Retomada Gradativa das Aulas Presenciais, elaborado pela Secretaria Municipal de Educação.

Durante a capacitação foram repassadas orientações importantes como o uso de água e sabão para higienizar as mãos das crianças; o não compartilhamento de objetos pessoais como toalhas, brinquedos, chupeta, mamadeira entre outros, além da importância do alinhamento das informações junto às famílias, principalmente a respeito das síndromes gripais.

A Vigilância Sanitária abordou questões relativas aos procedimentos de limpeza e desinfecção dos ambientes, envolvendo desde a procedência dos produtos sanitizantes, as respectivas diluições, o modo correto de executar a higienização, dentre outros. O setor de Medicina do Trabalho, por sua vez, discorreu sobre a Saúde do Trabalhador, englobando sinais e sintomas, bem como a segurança no que se refere ao uso de EPI’s adequados para cada função, conservação e responsabilidades. Finalizando a capacitação, a Fiscalização Covid-19 esclareceu como ocorrerão as vistorias e monitoramentos relacionados à verificação das práticas e medidas adotadas para minimizar os riscos relacionados ao novo coronavírus.

Os participantes receberam material impresso, contendo as informações de maneira didática para um melhor entendimento sobre o assunto. Foram disponibilizados também emails e telefones dos setores responsáveis pela capacitação para que, em caso de dúvidas, os responsáveis possam esclarecê-las.

 

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *