sexta-feira, abril 19, 2024
DestaquesEducação

Escolas de Fabriciano recebem kits esportivos para aulas de educação física

FABRICIANO – As escolas municipais de Fabriciano estão recebendo  kits de materiais e equipamentos para prática esportiva e aulas de educação física. O material servirá tanto para as aulas de educação física quanto para competições, como os Jogos Escolares de Coronel Fabriciano (JEF-2021) e os Jogos da Integração e Inclusão de Coronel Fabriciano (JIICF-2021).

Foram adquiridas bolas específicas para todas as faixas de idade em todas as modalidades esportivas, além de escadas de agilidade, cones, chapéus chinês, barras de atletismo, aparelhos de jump e step, e kits de aeróbica. Também foram adquiridos jogos de dama, xadrez, uno, peteca, dedobol, corda e arco, redes de vôlei e futsal.

O investimento foi feito com recurso próprio. Com o fim do projeto Mais Educação em 2017, o município parou de receber recurso do Governo Federal para esse fim. A administração municipal assumiu o projeto e desde então tem financiado os custeios e aquisições necessários às atividades.

COMBATE À OBESIDADE INFANTIL

Com o apoio do Programa Saúde na Escola, da Secretaria de Governança da Saúde, foi implantado um novo projeto: o combate à obesidade infantil por meio da prática de atividade física. No Clube Olímpico do Bairro Amaro Lanari e no Núcleo Ivano Bessa (Curumim), são realizados desafios aeróbicos semanais e aulas de jump, step, funcional e ritmos.

Voltado para alunos do 6º ao 9º ano, o projeto está focado na saúde e começa dentro das salas de aulas com palestras e dicas sobre alimentação. A adesão é voluntária.

Quem optar em participar do desafio de saúde e atividade física do Educar Mais terá o Índice de Massa Corporal (IMC) aferido pelos profissionais de educação física. Após 30 dias, o IMC será aferido de novo e os profissionais de educação física analisarão os resultados e darão um parecer para os alunos para ver se houve melhora no IMC do aluno. Este grupo terá 4 aulas semanais de 30 minutos de atividades aeróbicas e anaeróbicas visando melhorar a saúde e consequentemente todos os índices de saúde.

O coordenador do projeto Educar Mais, Fábio José Ferreira, diz que o investimento é histórico. “É um grande dia para nossas escolas e para os alunos da educação infantil ao 9º ano. Com estes materiais, além de melhorar as aulas de educação física, a gente está criando possibilidades de combater a obesidade infantil e descobrir novos talentos para o esporte. Sem estes materiais isso seria impossível”, disse.

 

 

 

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *