quarta-feira, abril 24, 2024
CidadesDestaques

Vereadores na Usiminas. A visita faz parte de um projeto institucional da Siderúrgica

O diretor presidente da empresa, Sérgio Leite, recebeu os vereadores Vianei Carvalho, Cecília Ferramenta, Mariene Patrícia e Avelino Cruz

IPATINGA – Os vereadores suplentes da Comissão Permanente de Legislação, Justiça e Redação estiveram nesta terça-feira (25) na sede da Usiminas. A visita faz parte de um projeto institucional da Siderúrgica, de aproximação com as lideranças e comunidade em geral. Após conhecer algumas rotinas da siderúrgica, o diretor presidente da empresa, Sérgio Leite, recebeu os vereadores.

Na ocasião, os vereadores Vianei Carvalho, Cecília Ferramenta, Mariene Patrícia e Avelino Cruz puderam conhecer as medidas que vêm sendo tomadas pela empresa, bem como os investimentos ambientais, com intuito de diminuir o incômodo causado pelas partículas sedimentares para os moradores de Ipatinga, principalmente aqueles que residem nos bairros que estão no entorno da usina.

Conforme o gerente geral de meio ambiente da Usiminas, Lucas Lima Mesquita, “desde que foi convidado para assumir a área, a empresa vem adquirindo tecnologia de mapeamento das partículas, também conhecidas como pó preto, e a população já dá sinais, que percebem menos o sedimento nos bairros, fato devidamente comprovado em pesquisa”, disse.

Ele demonstrou aos parlamentares que todos os níveis de emissão quer sejam de partículas ou gás, estão abaixo do valor devidamente estabelecido pelos órgãos ambientais brasileiros e pelas normas internacionais descritas na ISO ambiental.

O vereador Avelino, que esteve na empresa em 2019, comentou do quanto é perceptível às mudanças na siderúrgica. “Os resultados são indiscutíveis na área ambiental e das relações com a comunidade. Como interlocutores do povo, como parlamentares que estão sempre ouvindo pedidos comunitários, percebemos que a área ambiental avançou demais”, pontou o parlamentar.

Lucas e o coordenador corporativo de relações institucionais, Paulo Assis, puderam tirar várias dúvidas dos parlamentares, conhecer as rotinas da empresa nos setores de sinterização e controle ambiental, debater sobre espaços físicos da Usiminas que, comumente são confundidas como áreas do município e vice versa, investimentos sociais e programas de controle ambiental.

Paulo explicou que esse contato institucional é uma das metas da empresa. “Nossa intenção é dialogar com a comunidade sempre. Tanto que várias visitas iam ser realizadas, mas devido à pandemia, tivemos que reduzir para grupos menores; no entanto, intensificamos nossos diálogos porque este laço é muito importante para a empresa”, disse.

O presidente da Usiminas, Sergio Leite, explanou sobre os números que a empresa vem acumulando no mercado e relembrou da virada financeira da siderúrgica. “Em 2016, os acionistas tiveram que salvar a empresa de pedido de recuperação judicial, hoje apresentamos os números relativos ao primeiro trimestre de 2021 e foram os melhores desde 2000. Nossa intenção é crescer mais, expandir a geração de aço, empregos e investimentos no município”, disse ele.

Cecília Ferramenta agradeceu todo apoio que a empresa dá à cidade. “Quando fui prefeita, pude despachar muito com Sérgio (Leite) quando, na época, era responsável somente pela contabilidade da empresa. Pude pedir socorro financeiro muitas vezes e sempre pudemos contar com o zelo da empresa com o município. A Usiminas é tão importante para Ipatinga que sua história se confunde com a da própria cidade”, disse.

Já os vereadores Vianey Carvalho e Mariene Patrícia explanaram sobre a proximidade institucional da empresa com as demandas solicitadas. “Estamos sempre entrando em contato com a empresa por meio das relações institucionais e queremos relatar que temos sempre alguma resposta para as demandas que envolvem a Usiminas”, disseram eles.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *