sexta-feira, abril 19, 2024
DestaquesPolítica

Vereador Bolsonarista quer o fim da obrigatoriedade do uso de máscaras em Fabriciano

FABRICIANO – O vereador Lincoln Drumond (DEM) apresentou um projeto na Câmara Municipal para alteração do artigo primeiro na Lei 4.311 de maio de 2020, com o objetivo de dispensar o uso de máscara em ambientes públicos e privados em Coronel Fabriciano.

De acordo com o parlamentar, o texto da Lei, se aprovada a matéria, fica da seguinte forma: “É facultativa a utilização de máscaras de proteção de uso não profissional em seus ambientes de trabalho, por funcionários, servidores e colaboradores, em especial aqueles que prestam atendimento ao público, dos estabelecimentos públicos, privados, industriais, comerciais, prestadores de serviços, bancários, rodoviários e transporte de passageiros na modalidade pública e privada, no âmbito do município de Coronal Fabriciano, em funcionamento e operação, durante o período de ações de enfrentamento ao novo Coronavírus, causador da COVID-19”.

Vereador Lincoln Drumond – Foto PCReis/JBN

Como justificativa para apresentação da matéria, o vereador Lincoln usou o argumento que “o uso de máscaras de forma obrigatória não é uma medida razoável, uma vez que boa parte da população já se encontra imunizada”. O vereador destacou que a Organização Mundial de Saúde (OMS) se posicionou recentemente afirmando que o uso da máscara não é mais proposto às pessoas saudáveis.

“Penso que ao invés disso, as pessoas com sintomas de doenças respiratórias ou da Covid-19, é quem devem usá-las, principalmente para proteção dos demais e também daqueles que cuidam dos doentes em casa e estão expostos ao vírus”, disse o vereador Bolsonarista.

No bojo do PL ainda é destacado pelo vereador Lincoln Drumond a posição de vários especialistas em quase todos os países do mundo, que questionaram sobre “as medidas desproporcionais”, dentre elas o uso obrigatório de máscaras para as crianças “sem que haja comprovação da eficácia em evitar a disseminação de infecções por transmissão aérea”, além da constatação do prejuízo que podem causar à saúde física e mental, se utilizados por um tempo indeterminado.

Em nota ao JBN, o vereador disse que no seu entendimento a população deve continuar atenta ao programa de imunização e respeitar o distanciamento. Quanto às pessoas saudáveis, ele voltou defender que elas exerçam suas atividades cotidianas sem obrigação das máscaras. “Em função das evidências dos estudos científicos e de não ser possível afirmar, com certeza, que as máscaras previnam a contaminação do coronavírus proponho este projeto em um momento de considerável redução dos índices de contaminação da Covid-19”, finalizou a nota do parlamentar.

 

 

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *