Inscrições para projeto de fortalecimento de organizações locais vão até 16 de abril

REDAÇÃO – Sexta-feira, 16 de abril, é o prazo final para as instituições interessadas se inscreverem no projeto Fortalecimento das Organizações Locais, da Fundação Renova em parceria com o Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (CIEDS). A iniciativa é voltada para instituições e grupos informais atuantes nas áreas de turismo, cultura, esporte e lazer, com sede nos municípios atingidos pelo rompimento da barragem de Fundão.

A iniciativa selecionará 150 organizações que receberão apoio técnico para que sejam capazes de identificar, mobilizar, captar recursos, trabalhar em rede e executar ações para o desenvolvimento comunitário. Cada organização receberá um aporte de R$ 5 mil para colocar em prática as ações de um plano construído com o apoio de mentoria especializada. A previsão é que o projeto seja desenvolvido de maio a dezembro de 2021.

Além disso, o projeto também visa aumentar a rede de contatos e reconhecimento dos fornecedores locais; proporcionar melhorias estruturais e de gestão; aumentar o nível de maturidade das organizações locais e o número de profissionais qualificados atuantes no setor; viabilizar a sustentabilidade de demais ações implementadas nos territórios; e capacitar agentes locais a fim de ampliar suas possibilidades de atuação e empregabilidade.

“É uma grande oportunidade para as organizações e grupos que já atuam nos territórios de se fortalecerem e garantirem sustentabilidade. Teremos um processo formativo em diversos temas de extrema importância para a atuação no terceiro setor e demais áreas, em uma iniciativa abrangente e muito bem estruturada”, diz a coordenadora de Educação, Cultura e Turismo da Fundação Renova, Maria Cristina Aires.

Para participar, organizações e grupos informais devem ter atuação comprovada de, pelo menos, um ano, por meio de portfólio, documentação formal e/ou declaração emitida por órgãos públicos ou similares. As inscrições podem ser feitas no site: https://compartir.org.br/edital/fortalecimento-das-organizacoes-locais.

Devido ao cenário de distanciamento social e demais limitações impostas pela pandemia de Covid-19, o projeto será desenvolvido no formato on-line.

A iniciativa é realizada em parceria com o CIEDS e faz parte de um dos eixos de atuação do Programa de Apoio ao Turismo, Cultura, Esporte e Lazer da Fundação Renova.

Sobre a Fundação Renova

A Fundação Renova é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, constituída com o exclusivo propósito de gerir e executar os programas e ações de reparação e compensação dos danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão.

A Fundação foi instituída por meio de um Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta (TTAC), assinado entre Samarco, suas acionistas Vale e BHP, os governos federal e dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, além de uma série de autarquias, fundações e institutos (como Ibama, Instituto Chico Mendes, Agência Nacional de Águas, Instituto Estadual de Florestas, Funai, Secretarias de Meio Ambiente, dentre outros), em março de 2016.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *