quinta-feira, abril 25, 2024
CidadesDestaques

Indústria mineira inicia 2021 com elevação do faturamento e do emprego

REDAÇÃO – A Pesquisa Indicadores Industriais (Index) registrou aumento de 1,0% no faturamento da indústria geral (indústria de transformação + indústria extrativa) em janeiro. O avanço – o terceiro consecutivo – foi puxado por um forte crescimento no segmento extrativo, que vem se beneficiando da valorização nos preços do minério de ferro e da desvalorização do real frente ao dólar desde 2020.

Os indicadores referentes ao mercado de trabalho mostraram aumento do emprego de 0,5% no mês, contribuindo para o avanço de 0,9% na massa salarial. O rendimento médio real ficou praticamente estável. As horas trabalhadas na produção apresentaram queda de 0,4% em janeiro, justificada pelos recuos nos dois segmentos da indústria. A maior concentração de férias nas empresas explicou a redução do indicador no mês.

Por sua vez, a utilização da capacidade instalada da indústria geral também recuou, saindo de 82,1% em dezembro para 81,8% em janeiro. A evolução da pandemia de Covid-19 influenciará o desempenho da atividade industrial nos próximos meses. A princípio, o avanço da contaminação pelo novo coronavírus, combinado com o atraso no calendário de vacinação, impõe a necessidade de rodadas mais rígidas de distanciamento social, impactando negativamente a atividade econômica como um todo.

Paralelamente, a indefinição de programas de apoio financeiro à população e às empresas impactadas negativamente pela pandemia, a piora na percepção do risco fiscal e o cenário político conturbado são desafios adicionais.

Clique aqui e confira a pesquisa completa. 

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *