terça-feira, abril 16, 2024
CidadesDestaques

Fundação Renova deu início ao pagamento de Lucro Cessante 2020

Medida se aplica aos territórios de Mariana (MG) à foz do rio Doce (ES) impactados pelo rompimento da barragem de Fundão

Redação –  Em janeiro de 2021, a Fundação Renova, responsável por reparar e compensar os danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão, deu início ao atendimento para o pagamento dos Lucros Cessantes referente ao ano de 2020.

Terão direito à indenização as pessoas que celebraram acordo no Programa de Indenização Mediada (PIM), receberam indenização por Lucro Cessante em anos anteriores e permaneceram impactadas em suas atividades econômicas, ainda que parcialmente, em 2020. A proposta de pagamento do Lucro Cessante de 2020 levará em consideração o acordo já celebrado no PIM e, a partir dele, será calculado o valor da indenização pelo dano sofrido ao longo de 2020.

Atendimento remoto

Em razão da pandemia da Covid-19, todo o processo para o pagamento do Lucro Cessante será feito por atendimento remoto. Esse modelo de atendimento vem sendo adotado pela Fundação Renova desde março de 2020, quando os escritórios foram fechados como parte das medidas de isolamento social. O próprio Lucro Cessante 2019 foi finalizado de forma remota com a utilização de ferramentas que possibilitam a comunicação a distância.

Para realizar o atendimento, um representante da Fundação Renova ou da Mediação vai entrar em contato, por telefone, com os atingidos elegíveis. Em seguida, a proposta e o termo de acordo serão enviados por e-mail ou WhatsApp.

O atingido terá três dias para responder com aceite ou recusa da proposta. Em caso de aceite, para celebração do acordo, bastará o “de acordo” do atingido também via e-mail ou WhatsApp. Há ainda a opção de o termo de acordo ser assinado digitalmente ou ser impresso para a assinatura, com a posterior digitalização e envio do documento por e-mail ou WhatsApp.

O pagamento será depositado em conta bancária em nome do atingido até o dia 31 de março de 2021. A Fundação Renova enviará SMS para o número de telefone informado no cadastro.

Em Mariana, para aqueles que já receberam o Lucro Cessante em anos anteriores e vão receber o de 2020, o processo segue como no restante do território. E, caso solicite, o atingido pode ser acompanhado pela assessoria técnica Cáritas, seja no atendimento pelo telefone ou por videoconferência.

O pagamento do Lucro Cessante 2019, pago em 2020, terminou em agosto e somou R$ 107 milhões para cerca de 5 mil atingidos. Até setembro de 2020, a Fundação Renova pagou R$ 2,65 milhões em indenizações por Dano Geral – danos morais e materiais, incluindo Lucro Cessante -, Dano Água e Auxílio Financeiro Emergencial (AFE).

Segurança

A Fundação Renova ressalta a importância de os atingidos estarem atentos às informações e aos contatos relativas ao pagamento do Lucro Cessante 2020. As orientações sobre o processo dessa indenização estão disponíveis nas mídias da Fundação Renova, como site e redes sociais Facebook, Instagram e Linkedin. Em caso de dúvidas, os atingidos podem confirmar a procedência do contato realizado pela Fundação Renova por meio do número 0800 031 2303.

A segurança dos dados já começa na primeira ligação telefônica, dados fundamentais e pessoais são checados para que se tenha a certeza de que o contato está sendo feito com a pessoa certa. As trocas de e-mail e WhatsApp ficam restritas aos representantes da Fundação Renova e as mensagens são armazenadas no sistema, evidenciando todo o processo de indenização.

Sobre a Fundação Renova

A Fundação Renova é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, constituída com o exclusivo propósito de gerir e executar os programas e ações de reparação e compensação dos danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão.

A Fundação foi estabelecida por meio de um Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta (TTAC), assinado entre Samarco, suas acionistas Vale e BHP, os governos federal e dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, além de uma série de autarquias, fundações e institutos (como Ibama, Instituto Chico Mendes, Agência Nacional de Águas, Instituto Estadual de Florestas, Funai, Secretarias de Meio Ambiente, dentre outros), em março de 2016.

 

Compartilhe em suas redes sociais

2 thoughts on “Fundação Renova deu início ao pagamento de Lucro Cessante 2020

  • Marcus thadeu

    A fundação renovar não está cumprindo nos termos assinado com eles. lucro secante que era para ser pago não estão mas querendo pagar aqui em Guriri. Ela agora omite que não existe contaminação em algumas áreas. Pois no portal da Rio doce mar fala ao contrario. Principalmente aqui no E.S .pois sou pescador de Mar e cada vez mais anunciar as longas mentiras para se safra de seus compromissos. Lembrando que é o maior desastre ambiental. E nunca mais vai ser a mesma coisa para quem realmente depende de sua renda. Pois não foi divulgado que só pode ser consumido 200 gramas de peixe por mês. Fica aí a indignação.

    Resposta
    • A fundação renovar não está cumprindo nos termos assinado com eles. lucro secante que era para ser pago não estão mas querendo pagar aqui em Guriri. Ela agora omite que não existe contaminação em algumas áreas. Pois no portal da Rio doce mar fala ao contrario. Principalmente aqui no E.S .pois sou pescador de Mar e cada vez mais anunciar as longas mentiras para se safra de seus compromissos. Lembrando que é o maior desastre ambiental. E nunca mais vai ser a mesma coisa para quem realmente depende de sua renda. Pois não foi divulgado que só pode ser consumido 200 gramas de peixe por mês. Fica aí a indignação.

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *