terça-feira, abril 16, 2024
DestaquesMeio Ambiente

Falta de fiscalização: Moradores do Bairro Quitandinha promovem poda drástica ilegal no Dia da Árvore

TIMÓTEO – Em pleno Dia da Árvore um grupo de oito moradores da Rua México, no bairro Quitandinha, em Timóteo, se reuniu em mutirão para realizar uma poda drástica em seis árvores de arborização urbana, sem a observância das técnicas corretas e sem motosserra.

A justificativa para a retirada de toda a copa das árvores era da sujeira da via pública e passeio pelas folhagens e que, supostamente, a arborização estaria servindo de abrigo para marginais.

Após a poda, as galhadas e demais resíduos vegetais foram abandonados na via pública e o setor de Limpeza Urbana foi acionado pelos próprios moradores. Depois do acontecido, Agentes da Fiscalização Ambiental estiveram no local e ninguém assumiu a autoria da poda. Não foi informado se houve autuação neste caso.

Não existe autorização legal para a redução de galhadas, podas drásticas ou para a supressão de árvores públicas, salvo nas exceções previstas e aprovadas nos projetos prediais licenciados pelo Município. As infrações podem implicar em multas por cada indivíduo arbóreo danificado ou suprimido e ainda na obrigação de mitigar os danos ambientais.

A subsecretária de Meio Ambiente, Lucília Moraes, alertou que nos casos de risco de queda de árvores a Defesa Civil deve ser acionada para a imediata supressão ou a tomada de providências necessárias para sanar os riscos à vida de pessoas e minimizar os impactos ao meio ambiente.

 

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *