sexta-feira, abril 19, 2024
CidadesDestaques

Espaço DEDO DE PROSA na redação do JBN

TIMÓTEO – O espaço DEDO DE PROSA na redação do JBN recebeu nesta quinta-feira (30), com muito carinho as líderes comunitárias Elizabeth Pinheiro e Eva Maria Vieira Carvalho. Beth Pinheiro é a presidente do Congado de São Sebastião de Timóteo. Eva Vieira foi presidente da Associação dos Moradores do bairro Bela Vista, com envolvimento em 100% das frentes comunitárias e culturais da sede do município. Também foi chamado para entrar na conversa, o radialista João André Custódio.

Este requintado Dedo de Prosa, garantiu ao JBN informações riquíssimas sobre o Congado São Sebastião de Timóteo, legado deixado pelo Mestre Manoel Vitório, muito bem sucedido pelos familiares, e agora sob a presidência da advogada Elizabeth Pinheiro.

De uma prosa e outra, de um cafezinho e broa, a presidente falou das barreiras que são impostas para manter viva a cultura centenária do Congado em Timóteo. “São 125 anos de história. Muita responsabilidade em nossas mãos”, pontuou a presidente, oportunidade em que pediu  o envolvimento da comunidade nos projetos que estão sendo implantados dentro da entidade.

Elizabeth Pinheiro, que também está coroada Rainha, ao lado do seu marido Edilson, vem demonstrando muita disposição para elevar ainda mais o nome do Congado São Sebastião nas esferas estadual e federal. “A riqueza da cultura do Vale do Aço passa pelo Congado São Sebastião. É a entidade cultural mais antiga do Leste de Minas”, disse orgulhosa a presidente.

Com um trabalho voltado para a organização da entidade, a presidente, com total respaldo da vice-presidente Fia Pereira e de toda família do saudoso Manoel Vitório, conseguiu o feito histórico de inaugurar o Centro Cultural dos Congadeiros de Timóteo Mestre Manoel Vitório.

Ainda, as lideres comunitárias também continuam empenhadas em trabalhar o social da entidade devido a dificuldade imposta pela pandemia do novo coronavírus.  Neste norte nasceu o Projeto Social Artesãs do Bela Vista, que se transformou em um braço social do Congado.

Como disse bem Eva Maria Vieira, um Dedo Prosa não seria suficiente para tantos feitos e tantas histórias. “São 125 anos, vinda da Rua Curitiba, 52, no bairro Bela Vista, onde o Mestre Manoel Vitório abria as portas da sua residência para acolher a comunidade congadeira do Vale do Aço e de Minas Gerais”, lembrou Eva Vieira.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *