sexta-feira, abril 26, 2024
CidadesDestaques

Entupimento de manilhas com tronco de bananeira e areia na Rua Crisandália preocupa moradores

Visão da entrada na manilha onde a água fica represada devido ao acúmulo de pés de banana – Fotos PCReis

Timóteo – Os moradores do bairro Primavera enviaram ao JBN uma sugestão de pauta envolvendo um manilhamento que transpõe a Rua Crisandália. Conforme relato dos moradores, a espessura da manilha que acolhe o Córrego do Mamão, no período chuvoso não comporta o volume de água, com o agravante de que areia e entulho também colaboram para que a vasão do equipamento seja diminuída.

Visão da saída de água na manilha, onde o entupimento está visível

O morador Carlos Roberto, disse a reportagem do JBN que diante de uma forte chuva, o quintal da sua casa se torna um grande lago prejudicando as suas atividades como horta orgânica e galinheiro. Ele teme pela estrutura da sua casa.

Dona Maria Júlia, professora aposentada, garantiu que o pequeno córrego fica “muito nervoso” quando chove. Ela admitiu que o entupimento das manilhas seja uma ação impensada dos próprios moradores, que “cortam as bananeiras e deixa o tronco na reta para a água levar”.

Outro morador que comunga com a opinião da professora aposentada, é Geraldo Silva. Ele afirmou que a prefeitura vez e outra faz a limpeza do local, mas os moradores não colaboram. “A prefeitura deveria aumentar a vasão deste manilhamento porque o volume de água aqui é muito. Por outro lado, acho também que os moradores poderiam ter consciência de que estão prejudicando a eles próprios”, destacou.

O JBN solicitou um posicionamento da Prefeitura de Timóteo a respeito do assunto. Veja na íntegra o teor da resposta:

JBN A prefeitura tem conhecimento da situação?

A Prefeitura – Em dezembro foi realizada a limpeza da galeria no endereço mencionado, bem como limpeza das margens com a  retirada de lixo, entulho e areia.

JBN– Existe algum projeto para resolver a situação, já que os moradores afirmam que as manilhas não comportam o volume de água?

A Prefeitura – A Prefeitura de Timóteo, por meio da Secretaria Municipal de Obras, Serviços Urbanos, Mobilidade e Habitação, realizam periodicamente serviços de limpeza e desobstrução de redes, galerias e cursos d´água. Recentemente foi finalizado esse trabalho preventivo nos bairros Ana Moura, Alegre e Centro. A previsão é que o serviço retorne ao bairro Primavera dentro de duas semanas.

A Secretaria aproveita para solicitar a colaboração dos moradores para evitar o cultivo de bananeiras e outras espécies frutíferas nas margens dos córregos, o que te provocado à retenção de inservíveis e materiais recicláveis descartados irregularmente nos córregos da cidade provocando o entupimento das redes pluviais.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *