Abertura da programação do Dia Mundial da Água em Timóteo foi com Blitz virtual

TIMÓTEO – Em alusão ao Dia Mundial da Água (22), nesta segunda-feira, os parceiros do Plano Integrado de Educação Ambiental de Timóteo (PIEA) promoveram uma blitz virtual para chamar a atenção para situação dos córregos Timóteo e Timotinho, que são impactados pelo descarte indevido de lixo e esgoto pela população.  Realizada com a exibição do vídeo “Como estão os cursos d´água timoteenses”, o evento abriu a programação do Dia da Água, sendo transmitido pelo pelos canais do facebook (prefeituradetimóteo e piea.timoteo) e youtube (Município de Timóteo), pela manhã.

Para os parceiros do PIEA, o Dia da Água é um momento de reflexão sobre o comportamento da população em relação aos cuidados com os cursos d´água que percorrem a nossa cidade. De acordo com o vídeo, os impactados observados nos córregos Timotinho e Timóteo são causados, principalmente, pelo descarte indevido de lixo e esgoto pela população.

Na avaliação dos parceiros do PIEA não existe justificativa para o fato, pois a cidade possui infraestrutura de coleta de resíduos, além da coleta e tratamento de esgoto em implantação. “Seja consciente com suas ações, realize o descarte adequado de seus resíduos, não destine remédios e óleo na rede de esgoto ou pluvial. Comunique qualquer irregularidade na rede de água pluvial à prefeitura ou de esgoto a COPASA. Nossas ações são essenciais para a qualidade e equilíbrio ambiental da cidade em que vivemos”, alerta a blitz.

Os parceiros do PIEA envolvidos na programação são: CEFET MG, COPASA, ECOplanet, Fundação Aperam Acesita, Floresta Urbana, VAMTEC LTDA, IEF/Parque Estadual do Rio Doce, Thermon, Polícia Militar de Minas Gerais/12ª Cia PMamb, Prefeitura Municipal de Timóteo e Superintendência Regional de Ensino.

Córregos

O córrego Timotinho, nasce na região Sudoeste do município, aos pés do pico do Ana Moura, e cortam os bairros Ana Moura, Novo Tempo, Bromélias, Timotinho, Centro Norte, Funcionários, Getúlio Vargas e encontra com o córrego Timóteo no bairro Timirim. Quem tem oportunidade de percorrer o seu trecho, observa que as margens se encontram sem proteção de vegetação, exceto no trecho Centro Norte e Timirim que possui uma vegetação ciliar mais abrangente. Entretanto avista-se grande quantidade de resíduos em seu leito na região do bairro Timotinho e ainda presença de esgoto.

O Córrego Timóteo, nasce no município vizinho, Jaguaraçu, e cortam os bairros Santa Cecília, Centro Sul, São José, Cirilo, Primavera e Timirim. As suas margens encontram-se sem proteção por vegetação, exceto no trecho Primavera/Timirim que possui uma vegetação ciliar mais abrangente. Ao percorrer a calha do córrego, é avistado também resíduos diversos na região do bairro São José. No leito foi observada a poluição por resíduos diversos e a presença de esgoto.

Programação

A programação comemorativa do Dia da Água terá continuidade nos mesmos canais na quarta-feira (24), com a live “Sítio Ramsar”, transmitida às 16h. Haverá palestra de Vinícius de Assis Moreira, analista ambiental do Instituto Estadual de Florestas e gerente do Parque Estadual do Rio Doce, mediada pelo professor do CEFET-MG, Flávio Barony. E no dia 31 de março, às 16h, haverá a atividade virtual “Trilhando com o Tatu-canastra na Mata Atlântica”, desenvolvida pelo Projeto de Conservação do Tatu-canastra da Mata Atlântica do Instituto de Conservação de Animais Silvestres.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *