sexta-feira, abril 26, 2024
CidadesDestaques

ArcelorMittal desmente boatos de paralisação das obras da LMG-760

Marliéria – Diante dos boatos de que a obra da LMG-760 poderia ser paralisada  por entraves burocráticos envolvendo a empresa ArcelorMitall, a coordenação do Movimento MG-760 Asfalta Já, realizou encontro nesta segunda-feira (1/02) em Baixa Verde, município de Dionísio para elucidar o assunto.

Na presença de representantes da ArcelorMitall, a coordenação do movimento fez todos os questionamentos expondo a preocupação com uma possível paralisação da obra. Os representantes da empresa foram categóricos em afirmar que não “existe nenhuma intenção da Arcelor em paralisar a obra, muito porque a empresa se mostra interessada no empreendimento, até pela questão de valorização das suas terras”.

A obra está em ritmo acelerado

Conforme informaram os representantes da Arcelor, existem sim alguns documentos que o DER-MG precisa protocolar junto à empresa, como a “Minuta do Termo de Legalização de Área”. Segundo eles, estes documentos e as negociações de indenização “nunca foram e não serão entraves para que a obra possa seguir em frente”, garantiu  um representante da Arcelor  de nome Roberto, que abonou também que a empresa é uma parceira em potencial da obra.

Representada no encontro pelo assessor Marco Túlio Martins, a deputada Rosângela Reis de conhecimento do resultado da reunião, já acionou por ofício o Diretor Geral do DER-MG, Fabrício Torres Sampaio, informando a necessidade de o departamento encaminhar o mais rápido possível à ‘Minuta do Termo de Liberação de Área” visando oferecer garantias à empresa no tocante à desapropriação das variantes da Lagoa Jacaré e Aguapé.

Participaram do encontro além dos representantes da ArcelorMitall, a coordenação do ‘Movimento MG-760 Asfalta Já’, Ernani Bittencourt, Paulo César Reis (PC); Marco Túlio Martins – representante da deputada Rosângela Reis; o radialista Juninho Araújo; diretores da Associação de Moradores de Baixa Verde – Dona Vera Lobato, Sudário  e Almeida. Ainda os vereadores por Timóteo, Thiago Torres e Raygler Max; Ramon Ferreira – presidente da Câmara de Marliéria.

A usina de asfalto está instalada em Cava Grande

Retomada das Obras

A Fundação Renova aprovou em maio de 2020 o repasse de R$ 600 milhões para obras nos setores de saúde e infraestrutura em municípios da bacia do Rio Doce atingidos pelo rompimento da barragem de Fundão. Parte deste recurso, R$ 128 milhões, seria para a pavimentação da LMG-760, entre Cava Grande, distrito de Marliéria, até o entroncamento da BR-262.

Pedido inicial

O pedido inicial pela inclusão da LMG-760 no programa da Fundação Renova foi feito pela deputada estadual  Rosângela Reis em uma reunião realizada em 28 de novembro de 2019, com a secretária-adjunta da Secretaria de Estado de Planejamento (Seplag), Luísa Barreto, e a assessora do secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra), Viviane Gomide, na Cidade Administrativa, em BH.

“Sabemos que essa pavimentação gera até descrença, depois de tantos vai e voltas, pois desde maio de 2018 a obra está parada. Mas graças ao nosso empenho conseguimos o acordo entre o Governo de Minas Gerais e a Fundação Renova.”, afirmou Rosângela Reis.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *