quinta-feira, abril 25, 2024
DestaquesEducação

Secretaria de Estado de Educação cria fluxo para solicitação de pesquisas em escolas públicas estaduais

Redação – A partir deste ano, pesquisadores que desejarem realizar estudos em escolas da rede pública estadual devem ficar atentos aos novos fluxos. A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), por meio da Subsecretaria de Ensino Superior (SU), criou procedimentos que deverão ser adotados por todas as escolas. A ação tem por objetivo integrar ainda mais a educação básica ao ensino superior.

“Montamos um fluxo e passamos para todas as Superintendências Regionais de Ensino (SREs) e escolas. As unidades de ensino estão de portas abertas para as instituições de ensino e seus pesquisadores, mas precisamos que, depois da pesquisa realizada, os resultados sejam apresentados para as escolas, o que não acontecia antes”, destaca a subsecretária de Ensino Superior, Augusta Fagundes.

Foto: Divulgação SEE

Muitas instituições de ensino superior já entraram em contato com escolas estaduais para realizar pesquisas, entre elas estão a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal de Viçosa (UFV), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Universidade Estadual Paulista (UNESP), entre outras.

Os interessados em realizar pesquisas nas escolas públicas estaduais devem, primeiramente, procurar a unidade de ensino e preencher o formulário com o escopo do projeto, além de assinar o termo de responsabilidade e anexar a cópia do projeto. Esses documentos serão encaminhados para a SRE que deverá enviá-los para análise da SU. Se autorizado, ao concluir o estudo, o pesquisador deverá encaminhar o resultado da pesquisa para a regional.Neste momento de isolamento social, em que as escolas estão fechadas devido à pandemia da Covid-19, o contato com a unidade de ensino deve ser feito por e-mail. Acesse aqui a lista de e-mail das escolas estaduais.

A diretora da Escola Estadual Murgy Hibraim Sarah, em Santa Luzia, Marilda Marques Melo, destaca a importância dos resultados das pesquisas retornarem para as unidades. “É muito interessante para a escola, principalmente, porque traz esclarecimentos e aumenta o conhecimento dos professores e alunos”. Entre 2018 e 2019, foi realizada na escola uma pesquisa sobre relações raciais na unidade de ensino.

Para a SEE/MG é muito importante as pesquisas realizadas nas escolas estaduais, já que elas proporcionam a integração entre educação básica e ensino superior, e também podem gerar melhorias e inovações para toda a comunidade escolar.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *