sexta-feira, abril 19, 2024
DestaquesEducação

Clínica de Fisioterapia do Unileste retoma atendimentos presenciais

Ipatinga – Após de seis meses de interrupção devido ao avanço da pandemia da Covid-19 no país, a Clínica de Fisioterapia do Centro Universitário Católica do Leste de Minas Gerais (Unileste) retoma os estágios supervisionados dos estudantes do último ano de graduação. O espaço oferta consultas e tratamentos gratuitos para toda população do Vale do Aço nas áreas urofuncional e função locomotora, contribuindo para a saúde e bem-estar da população.

Segundo a coordenadora e professora do curso Fisioterapia, Mariza Alves, “os estágios na Clínica permitem ao estudante vivenciar situações reais, o que contribui  para  formação e  desenvolvimento de habilidades práticas necessárias à vida profissional, ao mesmo tempo em que aproxima a sociedade e a Instituição por meio dos serviços que são prestados de forma gratuita à comunidade”, afirma.

Áreas de atendimento e agendamento

Os serviços disponíveis para a comunidade envolvem procedimentos na área urofuncional: que consiste em reabilitações de incontinência urinária feminina e masculina, pós-cirurgia de prostatectomia, mastectomia, pós-parto (puérperas), linfedema e de gestantes – que receberão tratamento por meio de teleatendimento. E na área locomotora: focada no tratamento de dores na coluna, joelhos, ombros,  braços e pernas, alterações posturais, pós-operatório, pós-fratura, luxações e restrição de movimentos.

Os tratamentos estão disponíveis para pessoas que não integram o grupo de risco da Covid-19 e os interessados devem realizar agendamento por meio do telefone (31) 3846-5585 ou por meio do formulário eletrônico (unileste.catolica.edu.br/portal/agendamentofisioterapia/). Os atendimentos são realizados de segunda a sexta, com início às 8h, no campus Ipatinga – localizado na Rua Bárbara Heliodora, nº 725, Bairro Bom Retiro.

Protocolos de segurança

Os atendimentos presenciais realizados dentro da estrutura do Unileste seguem rigorosos protocolos de biossegurança em respeito às normas de distanciamento social, proteção individual e de higiene. Essas ações garantem o trabalho e atendimento seguros, tanto para a comunidade acadêmica quanto para pacientes, respectivamente. Diante disso, alguns dos principais protocolos são a obrigatoriedade do uso de máscara e a aferição de temperatura de todas as pessoas que acessam os campi da Instituição.

Atividades acadêmicas

O Unileste ressalta que as demais atividades acadêmicas da Instituição seguem sendo realizadas mediadas por tecnologias em ambiente virtual de aprendizagem. Seguindo as diretrizes do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 3ª Região de Minas Gerais, apenas as instituições de ensino superior e técnico que tenham cursos na área de saúde estão autorizadas a retomarem as atividades de práticas profissionais de estágio e de laboratório que promovem a atendimento de saúde à população, em instalações próprias ou conveniadas – desde que haja a permissão das autoridades e órgãos de saúde locais.

Desta forma, somente os estágios dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Odontologia e Psicologia, que prestam atendimento à saúde da comunidade, têm o retorno autorizado e viabilizado pelo Unileste neste momento. A decisão do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) considera a relevância da manutenção dos serviços de saúde diante da pandemia do novo coronavírus, minimizando os efeitos da crise e assim, preservando o atendimento a toda a população – em especial àquela atendida pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Serviço | Clínica de Fisioterapia
Atendimentos gratuitos

Áreas: urofuncional e função locomotora
Horário de atendimento: de segunda a sexta, a partir das 8
Agendamento
Telefone: (31) 3846-5585
Horários: de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 17h30
Formulário eletrônico: unileste.catolica.edu.br/portal/agendamentofisioterapia/

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *