sábado, abril 20, 2024
DestaquesSaúde

Vigilância em Saúde de Timóteo está capacitando os Agentes de Combate a Endemias

O treinamento chama a atenção para o período do ano denominado Curva Epidemiológica, cujas condições climáticas contribuem para o aumento da proliferação do mosquito Aedes Aegypti

Timóteo – O Departamento de Vigilância em Saúde de Timóteo está capacitando os Agentes de Combate a Endemias (ACE) para aperfeiçoamento e atualização de técnicas de trabalho. O treinamento acontece nesta quinta-feira  e sexta-feira (26 e 27/11), no período de 14 às 17 horas, no auditório do Instituto Municipal de Educação Técnica de Timóteo (IMETT). Cerca de 30 ACE participam desta capacitação.

A Secretaria de Saúde e Qualidade de Vida de Timóteo oferece a reciclagem aos ACE, por estar inciando o período do ano denominado Curva Epidemiológica, cujas condições climáticas contribuem para o aumento da proliferação do mosquito Aedes Aegypti. Geralmente, a partir da segunda quinzena de novembro são verificadas elevações do número de notificações por Arboviroses.

Durante o treinamento, o médico veterinário Milton Max Madeira de Oliveira, chama a atenção dos participantes para a correlação entre o índice de infestação predial com a possibilidade de uma epidemia. Ele pergunta aos agentes como saber se o quarteirão ou a localidade está em risco epidemiológico para poder alertar o morador sobre o risco eminente de doenças como Dengue, Zica, Chikungunya e Febre Amarela. Em sua explanação, o veterinário orienta que os ACE devem conhecer os fatores que modulam a transmissão e circulação do vírus causador das Arboviroses entre outros temas abordados.

 

 

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *