Madrugada tensa e poluída. Cheiro de enxofre incomoda moradores do Centro Norte de Timóteo

Timóteo (MATÉRIA MODIFICADA 11H32 – 12.02.2020) – A madrugada desta quarta-feira (12) não foi fácil para a população do município de Timóteo. Pela segunda vez, um cheiro forte de enxofre tem causado dor de cabeça e náuseas nos moradores.  Eles suspeitam que esse problema seja causado por uma das três maiores empresas da Região Metropolitana do Vale do Aço.

Durante a madrugada, diante da reclamação da população, o JBN foi buscar informações a cerca do assunto. Na empresa Aperam, em Timóteo, fomos informados que a Unidade do Corpo de Bombeiros do município chegou a questionar a siderúrgica sobre a situação. A empresa por sua vez, após averiguação em suas dependências, informou que a situação não estava em sua área, embora as chaminés da fábrica estivessem jogando no ar naquele exato momento – 02h00, uma fumaça avermelhada. Em outra chaminé uma fumaça branca era contínua.

Também, a Unidade do Corpo de Bombeiros informou ao JBN, que as outras empresas – CENIBRA e Usiminas declararam normalidade em suas dependências.

A aposentada Maria de Lourdes, que mora há 40 anos em Timóteo, residente no bairro Alvorada, disse que de tanto inalar esse cheiro está com problemas respiratórios e não consegue dormir.

“Não tem hora. Eu me sinto muito mal e os olhos começam a arder. Eu estou como quem queria desmaiar”, contou.

Para a professora Lilian Pontes, que mora no Bairro Olaria,   respirar se tornou algo complicado de se fazer aqui na regional Norte. “Minha casa parece uma extensão da Aperam. Eu não tenho o direito de andar descalço dentro da minha própria casa. Fica difícil de respirar. [Uma] noite eu fui dormir e disse ‘meu Deus, acho que hoje eu vou morrer dormindo”, falou Lilian

NOTA DE ESCLARECIMENTO DA APERAM

A Aperam esclarece que, em relação ao mau cheiro percebido na noite desta terça-feira (11) pela comunidade do Vale do Aço, incluindo a região Centro Norte de Timóteo, não houve nenhuma emissão de gases e odor oriundos do seu processo padrão de produção. Portanto, a empresa ressalta que o ocorrido não tem relação com seu processo industrial em Timóteo.

A Aperam se coloca à disposição da comunidade e reafirma o seu compromisso com a responsabilidade socioambiental, pautado no diálogo e transparência dos seus processos.

NOTA DE ESCLARECIMENTO DA USIMINAS

A Usiminas informa que recebeu questionamentos da comunidade no fim da noite de terça-feira, dia 11 de fevereiro, sobre um incômodo gerado por um mau cheiro em algumas cidades do Vale do Aço.

Conforme procedimento acordado com a comunidade, imediatamente as equipes técnicas da empresa foram acionadas e realizaram a aferição no entorno da usina e não foi identificada a presença de nenhum tipo de gás.

Em relação ao odor, a empresa esclarece que não é proveniente de nenhum processo siderúrgico. A Usiminas reitera seu compromisso de diálogo e transparência com a comunidade e permanece à disposição.

 

Compartilhe em suas redes sociais

7 comentários em “Madrugada tensa e poluída. Cheiro de enxofre incomoda moradores do Centro Norte de Timóteo

  • 12 de fevereiro de 2020 em 08:26
    Permalink

    Sou moradora do bairro Vila dos Técnicos, o cheiro é insuportável. Por um momento pensei estar perto de uma fábrica de celulose. E nas madrugadas é terrível! Alguma providência precisa ser tomada já.

    Resposta
    • 12 de fevereiro de 2020 em 11:27
      Permalink

      Sou moradora do Bairro Quitandinha. Está noite foi impossível dormir. O cheiro estava sufocante. Minha irmã também não conseguiu dormir direito. Não sei de qual Empresa é o cheiro. Não sou especialista nisso. Mas sei que como cidadã tenho direito a respostas e soluções.

      Resposta
      • 12 de fevereiro de 2020 em 20:03
        Permalink

        Telma Silva Feliciano, agradecemos o seu comentário direcionado a matéria publicada com exclusividade pelo JBN. Podemos informar a vc que o JBN está trabalhando para apurar tal situação. A princípio trabalhamos com o que informa as empresas porque não temos como provar a nossa desconfiança e muito menos às muitas acusações que chegam em nossa redação.
        O seu posicionamento é perfeito, e as nossas autoridades ambientais constituídas são obrigadas a trazer a público uma resposta para tal situação.
        Abraço.
        A disposição.

        Resposta
  • 12 de fevereiro de 2020 em 08:51
    Permalink

    Bom dia.
    Realmente esta madrugada não foi fácil, aqui no Bairro Olaria – aproximo ao Bar do Dilsinho foi complicado, minha esposa e eu acordamos com um cheiro forte, olhamos nos cômodos do Apartamento, em alguns menos cheiro, mas ficamos preocupados, não é constante acontecer isso, mas de vezes em quando o cheiro forte aparece.

    Resposta
  • 12 de fevereiro de 2020 em 11:26
    Permalink

    Essa noite foi um mal cheiro que a gente não conseguia dormir muito mal cheiro.
    Parece que jogaram xixi no alto, eu custei dormir .nosso Deus .cade os governantes do vale do aço

    Resposta
  • 12 de fevereiro de 2020 em 16:39
    Permalink

    “E.T.s PASSARAM PEIDANDO POR CIMA DA CIDADE DE TIMÓTEO NA MADRUGADA DE SEGUNDA PARA TERÇA-FEIRA”. PRONTO, ESTÁ EXPLICADO. NÃO SEI POR QUE PERGUNTAM PARA AS EMPRESAS. ALGUÉM ACHA QUE ELAS VÃO DIZER QUE FORAM ELAS.

    Resposta
  • 12 de fevereiro de 2020 em 23:24
    Permalink

    Não moro em Timóteo; mas se eu fosse vcs eu reuniria a população e vão ao Ministério Público.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *