Trânsito Seguro: Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, Polícia Militar e Polícia Civil atuarão de forma integrada

Redação – Perceba o risco. Proteja a vida. Esse é o tema da Semana Nacional de Trânsito deste ano que começa nesta sexta-feira (18), e se estende até o próximo dia 25. Instituída pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) em 1997, a campanha nacional tem como objetivo incentivar e promover um trânsito mais seguro junto à sociedade. Em Minas, as ações da Segurança Pública do Estado estão sendo capitaneadas pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Polícia Militar e Polícia Civil e contarão com uma série de atividades de mobilização e de conscientização, em sua grande maioria online, como lives, palestras virtuais e campanhas em redes sociais. Há previsão, ainda, da intensificação da abordagem de motoristas nesta semana, através de blitze educativas e repressivas.

A Sejusp realizará uma campanha virtual em suas redes sociais com dicas de autoproteção no trânsito para pedestres, ciclistas, motociclistas entre outros públicos. A ideia é contribuir para uma direção mais segura, com a transformação de comportamentos. A campanha digital também vai abordar, diariamente, temas relacionados ao trânsito e que, em geral, são dúvidas para muitos condutores. Perguntas e respostas, como, por exemplo, o que fazer se a sua CNH venceu no meio da pandemia, estarão diariamente disponíveis no Instagram da secretaria (@seguranca.minas).

Para complementar a campanha virtual da Sejusp, três lives abordarão, ainda, temas como formas de ser um motorista mais prudente, evitar pontos na carteira de habilitação e regras de trânsito durante a pandemia. As lives serão realizadas na terça (22), quarta (23) e quinta (24) da próxima semana, sempre às 19h, no Instagram da Sejusp. A moderação é da Subsecretaria de Integração da secretaria e os entrevistados serão representantes do Batalhão de Polícia de Trânsito da Polícia Militar (BPTran), do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG) e do Batalhão de Polícia Militar Rodoviário (BPMRv).

Um aperto na fiscalização também deve acontecer ao longo de toda a semana, com uma grande operação integrada da campanha “Sou pela Vida. Dirijo sem Bebida”, coordenada pela Sejusp. A previsão é que cerca de 70 municípios do Estado, incluindo a capital, tenham ações simultâneas de combate à alcoolemia no trânsito, com a participação das forças de segurança do estado e guardas municipais.

Em Belo Horizonte, o Batalhão de Trânsito da PM também irá intensificar operações de fiscalização e realizar blitzes educativas com os condutores, pedestres, ciclistas e motociclistas em pontos variados.

Já a Polícia Civil, por meio do Detran-MG, também contará com a realização de 16 lives com especialistas, de 21 a 25 de setembro. Elas serão realizadas todos os dias, a partir das 14h, no Instagram da Polícia Civil (@pcmg.oficial). Além das lives, duas palestras virtuais para alunos da rede pública de ensino também estão programadas para os dias 23 e 25 de setembro.

Para a coordenadora de Trânsito da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Christiane Aguiar, a campanha deste ano tornou-se um desafio ainda maior em razão da limitação das atividades presenciais. “Todos os anos realizamos várias ações nas ruas, blitzes educativas e palestras em escolas. Este ano tivemos que pensar em outras formas de levar a informação para o público em geral e estamos todos empenhados para que este novo formato continue nos ajudando a fazer um trânsito mais seguro.”, explicou.

Acidentes no Estado
Em Minas Gerais, de janeiro a julho deste ano foram registrados 122.310 acidentes de trânsito. Um número 21,51% menor do que o percebido no mesmo período do ano passado, quando aconteceram 155.821 acidentes. Se compararmos o número de acidentes em que há ao menos uma vítima, a queda chega a 24,11%, sendo 45.353 registros em 2019 e 34.419 em 2020 (janeiro a julho).

Entretanto, apesar dos números em queda, as campanhas de conscientização, além de ações de prevenção e repressão são fundamentais para que os registros sejam cada vez menores. É o que acredita o Tenente Silvio Breygil, do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar de Minas Gerais (BPTran/PMMG). “Nosso trabalho consiste em manter a redução do número de acidentes e criar uma responsabilidade consciente de cada usuário da via, seja ele condutor, ciclista ou pedestre”, acrescentou.

Ainda falando em índices, os acidentes envolvendo motocicletas também estão em queda. Foram 29.147 ocorrências entre janeiro e julho de 2019 e 22.563 no mesmo período deste ano (-22,59%). Pedestres vítimas de acidente de trânsito representam uma das maiores diminuições, saindo de 5.007 registros nos primeiros sete meses do ano passado, para 3.208 (-35,93%) este ano. “A queda é fruto de uma intensificação de campanhas educativas e fiscalizações. A nossa intenção é aumentar, cada vez mais, a segurança do trânsito, o respeito às normas e ao próximo”, completou o Tenente.

Para a vice-diretora do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG), delegada Andrea Abood, a Semana Nacional de Trânsito é de suma importância e vem ao encontro das atividades rotineiras que Polícia Civil realiza voltadas para a conscientização da sociedade sobre comportamentos e condutas adequadas para um trânsito seguro. “Acreditamos que somente com a promoção de ações educativas e o compartilhamento de informações é que conseguiremos potencializar a queda nos índices de acidentes e garantir um trânsito mais seguro para todos”, finalizou.

 

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *