quinta-feira, abril 18, 2024
CidadesDestaques

Timóteo mais Iluminado completa instalação de novas luminárias em 25 bairros

Timóteo – O Programa LED nos Bairros – Timóteo mais Iluminado, da Prefeitura de Timóteo, que promove a substituição das luminárias de vapor de sódio, mercúrio e metálico por um moderno sistema de iluminação pública em LED não para. Até o momento, a iniciativa já foi implementada em 26 bairros do Município.

Ao todo serão instaladas mais de 9 mil luminárias na área urbana do município. Os recursos para a aquisição dos equipamentos são oriundos da Contribuição para o Custeio da Iluminação Pública (Cosip) pago pelos contribuintes na fatura de energia pública.

O programa já está gerando economia para os cofres públicos, segundo levantamentos disponibilizados pela CEMIG. No último balanço da concessionária do serviço público foi observada uma diminuição de cerca de 25% do valor da fatura da prefeitura que em dezembro de 2019 era de aproximadamente R$ 218 mil e agora gira em torno de R$ 163 mil.

Os últimos investimentos em iluminação pública no Município são das décadas de 1980 e 1990; portanto, há mais de 30 anos a cidade não investia nessa área. Vinte e quatro bairros mais o distrito de Cachoeira do Vale já receberam a nova iluminação pública. As comunidades já beneficiadas são as seguintes: Alegre, Alto Timirim, Ana Malaquias, Ana Moura, Ana Rita, Bandeirantes, Bela Vista, Córrego do Caçador, Cruzeirinho, Eldorado, João XXIII, Nova Esperança, Novo Horizonte, Nova Esperança, Novo Tempo, Olaria, Quitandinha, Recanto Verde, São José, Santa Cecília, Santa Rita, São Cristóvão, Timirim e Vale Verde. A próxima comunidade a receber o benefício e o bairro Nossa Senhora das Graças.

Um dado importante é que todo o equipamento adquirido pelo Município tem que ter obrigatoriamente a certificação do INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), responsável pela avaliação da conformidade das luminárias. Essa era uma das exigências previstas no edital para a aquisição do moderno sistema de iluminação pública.

O proprietário de barbearia no bairro Novo Tempo, Carlos Roberto Kadosch, pro exemplo, comemorou a chegada do novo sistema de iluminação em sua comunidade. Para ele, a moderna iluminação valoriza o bairro, os estabelecimentos comerciais e traz mais segurança pública para o bairro.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *