Timóteo abre pelo menos 10 novas covas em cada cemitério para sepultamento de emergência
Timóteo – A prefeitura de Timóteo está abrindo novas covas para sepultamentos nos cemitérios municipais para suprir o possível aumento de óbitos por causa da covid-19. Conforme apurado pelo JBN, a medida faz parte do plano de contingência que também inclui a compra de equipamentos de proteção individual para os funcionários dos cemitérios.
No cemitério Recanto da Paz, na sede do município, a reportagem do JBN constatou nesta terça-feira (02) pelo menos 10 novas covas abertas, prontas para o sepultamento no chão. No mesmo cemitério, a capacidade para novos sepultamentos – no chão, é de 140.
No cemitério Jardim da Saudade, no bairro Santa Maria, oito covas estavam abertas nesta terça-feira (2), prontas para receber sepultamentos. O JBN não conseguiu apurar a capacidade do cemitério para novos sepultamentos.
Evolução do Covid-19
Em Timóteo, no último sábado, um decreto do prefeito municipal fechou os pequenos comércios como botecos e restaurantes depois de registrar um óbito; 55 casos confirmados;85 casos em investigação; 07 internados em investigação; 40 no isolamento domiciliar. Em Coronel Fabriciano, são 104 casos de coronavírus; foram 10 casos em 24h. Dentre os casos positivos, 53 pessoas já se recuperaram, 51 estão em isolamento domiciliar e três pacientes estão internados, sendo que um deles não está em hospital da cidade, apesar do prefeito afirmar que o hospital José Maria Morais esteja preparado para todas as eventualidades da pandemia. Em Ipatinga, o comércio foi fechado pela segunda vez depois do isolamento social. O prefeito Nardyello Rocha, não descartou como medida o lockdown. Além disso, serão instaladas quatro barreiras sanitárias.
PONTO PARA O MP
Desde o início da pandemia, as decisões do Ministério Público sempre apontavam para a manutenção do isolamento social como forma de prevenção à disseminação descontrolada da doença. Mesmo assim, os prefeitos das principais cidades do Vale do Aço, mantiveram a ideia de afrouxar o isolamento social, mesmo com as recomendações a eles impostas. Agora, apertados e com a possibilidade de serem até responsabilizados, tentam de maneira isolada e desorganizada, resolver a questão de saúde pública com luvinhas de pelica. Pronto Falei!
Abertura de covas nos cemitérios de Timóteo
“A abertura de covas é um procedimento de praxe adotado em todos os cemitérios de Timóteo. É uma prática deixar entre 8 e 10 covas abertas, por causa do tempo que se gasta neste trabalho e em função de várias situações como a possibilidade de chuva e outros eventos. Outro ponto é que nos fins de semana a quantidade de servidores é reduzida e como a média diária de sepultamentos é entre 4 e 5, optamos por fazer o serviço com antecedência”.
Maurício Castro Silva, coordenador de cemitérios de Timóteo.