sexta-feira, abril 26, 2024
CidadesDestaques

Timóteo abre pelo menos 10 novas covas em cada cemitério para sepultamento de emergência

Timóteo – A prefeitura de Timóteo está abrindo novas covas para sepultamentos nos cemitérios municipais para suprir o possível aumento de óbitos por causa da covid-19. Conforme apurado pelo JBN, a medida faz parte do plano de contingência que também inclui a compra de equipamentos de proteção individual para os funcionários dos cemitérios.

No cemitério Recanto da Paz, na sede do município, a reportagem do JBN constatou nesta terça-feira (02) pelo menos 10 novas covas abertas, prontas para o sepultamento no chão. No mesmo cemitério, a capacidade para novos sepultamentos – no chão, é de 140.

No cemitério Jardim da Saudade, no bairro Santa Maria, oito covas estavam abertas nesta terça-feira (2), prontas para receber sepultamentos. O JBN não conseguiu apurar a capacidade do cemitério para novos sepultamentos.

Evolução do Covid-19

Em Timóteo, no último sábado, um decreto do prefeito municipal fechou os pequenos comércios como botecos e restaurantes depois de registrar um óbito; 55 casos confirmados;85 casos em investigação; 07 internados em investigação; 40 no isolamento domiciliar. Em Coronel Fabriciano, são 104 casos de coronavírus;  foram 10 casos em 24h.  Dentre os casos positivos, 53 pessoas já se recuperaram, 51 estão em isolamento domiciliar e três pacientes estão internados, sendo que um deles não está em hospital da cidade, apesar do prefeito afirmar que o hospital José Maria Morais esteja preparado para todas as eventualidades da pandemia. Em Ipatinga,  o comércio foi fechado pela segunda vez  depois do isolamento social. O prefeito Nardyello Rocha, não descartou como medida o lockdown. Além disso, serão instaladas quatro barreiras sanitárias.

PONTO PARA O MP

Desde o início da pandemia, as decisões do Ministério Público sempre apontavam para a manutenção do isolamento social como forma de prevenção à disseminação descontrolada da doença. Mesmo assim, os prefeitos das principais cidades do Vale do Aço, mantiveram a ideia de afrouxar o isolamento social, mesmo com as recomendações a eles impostas. Agora, apertados e com a possibilidade de serem até responsabilizados, tentam de maneira isolada e desorganizada, resolver a questão de saúde pública com luvinhas de pelica. Pronto Falei!

Compartilhe em suas redes sociais

One thought on “Timóteo abre pelo menos 10 novas covas em cada cemitério para sepultamento de emergência

  • Maurício de castro Silva

    Abertura de covas nos cemitérios de Timóteo

    “A abertura de covas é um procedimento de praxe adotado em todos os cemitérios de Timóteo. É uma prática deixar entre 8 e 10 covas abertas, por causa do tempo que se gasta neste trabalho e em função de várias situações como a possibilidade de chuva e outros eventos. Outro ponto é que nos fins de semana a quantidade de servidores é reduzida e como a média diária de sepultamentos é entre 4 e 5, optamos por fazer o serviço com antecedência”.

    Maurício Castro Silva, coordenador de cemitérios de Timóteo.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *