terça-feira, abril 16, 2024
DestaquesPolítica

Timóteo apresenta balanço sobre ações de enfrentamento ao novo coronavírus

Timóteo – Com a finalidade de prestar contas aos vereadores sobre as ações adotadas pelo Município no enfrentamento ao Convid-19, transmissor do novo coronavírus, o prefeito de Timóteo, Douglas Willkys, se reuniu na tarde de segunda-feira (4) com os vereadores de Timóteo.

Marcaram presença os representantes do Legislativo municipal Fábio Campos Binha; Raimundo Nonato Vieira, o Raimundinho, Adriano Marcos Benjamin, o Tibata; Luiz Perdigão, Leanir José de Souza Zizinho, Alexandre Maria, Geraldo Nanico, Pastora Sônia Andrade e os assessores dos vereadores Ivair Guimarães e Geraldo Gualberto. Além do prefeito, também estavam presentes o vice-prefeito José Vespasiano Cassemiro, e os secretários Anderson Moura (Fazenda,) e Eduardo Morais (Saúde).

Durante o encontro, foram lembradas as medidas adotadas desde o início da pandemia. Ainda no mês de março, no dia 12, o prefeito criou o comitê de enfretamento ao coronavírus reunindo representantes das Secretarias Municipais, da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Geraldo dos Reis Ribeiro, do Hospital e Maternidade Vital Brazil, da Superintendência Regional de Saúde, das forças de segurança e salvamento. O comitê foi instituído oficialmente no dia 16 por meio do decreto 5.265, logo após a decretação da situação de emergência em saúde pública (decreto 5.263).

Em seguida foram publicados vários decretos orientando o funcionamento do comércio na cidade e as medidas de isolamento social como forma de evitar a propagação do vírus. Nesse meio tempo foi articulada com a Secretaria de Estado de Saúde a liberação de leitos e demais equipamentos a UTI Neonatal Pediátrica do Hospital Vital Brazil, que estava fechada, para receber pacientes mais graves da Covid-19.

Vacinação

Paralelamente, o Município deu início uma ampla campanha de vacinação em domicílio contra a gripe influenza em idosos, o que foi feito por uma força tarefa composta de 17 equipes de Agentes de Saúde. A campanha alcançou pleno êxito superando a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde ao aplicar a dose em 11.422 idosos.

Ao mesmo tempo o prefeito Douglas Willkys determinou o cancelamento das festividades de aniversário de 56 anos de emancipação administrativa e política de Timóteo, comemorado em 29 de abril. Os recursos eu seriam destinados para festa foram utilizados para adquirir 500 testes rápidos RT PCR, instrumentos fundamentais para ajudar na identificação com mais precisão de casos da doença.

Itens adquiridos

Também foram adquiridos por meio de cotação realizada pelo Fundo Municipal de Saúde os seguintes itens para o enfrentamento ao coronavírus: 304 litros de álcool em gel 70%; 290 litros de sabonete líquido; 10 mil unidades de touca capilar; 5 mil unidades de Propé TNT descartável; 40 unidades de dispensador de parede com reservatório para álcool gel; 4 mil unidades de avental manga longa capote TNT; 500 unidades de macacão branco; 500 unidades de exame RT-PCR; 2,5 mil unidades de máscara respirador PFF 1; 1.680 litros de álcool 70% líquido; 4 mil unidades de máscaras descartáveis; 180 unidades de máscara facial.

Todos os itens estão no almoxarifado da Prefeitura, sendo distribuídos de forma racional e gradativa às unidades de atendimento. Além dos insumos listados, a Administração conta com estoque de apoio de soro, antirretrovirais, analgésicos, antibióticos.

Centro João Otávio

Também foi tomada a decisão de fazer uma reforma ampla no Cento de Saúde João Otávio, aumentando o número de leitos para receber casos menos complexos de pessoas infectadas pelo vírus. Além da parte elétrica e hidráulica, a obra está mexendo na estrutura externa do prédio. Depois de passada a pandemia, a unidade localizada no bairro Olaria será transformada em um moderno Centro de Saúde Especializada e Reabilitação.

Ainda no fim do mês de março, o prefeito Douglas Willkys havia determinado à Secretaria de Fazenda um plano de contingência na Prefeitura de Timóteo com a finalidade de cortar gastos com o intuito de promover uma economia de R$ 2,5 milhões nos meses de abril, maio e junho. As medidas adotadas incluem a redução de contratos e custeio da máquina pública, como por exemplo, gastos de combustível, energia e consumo de água. Na reunião com os vereadores, o secretário Anderson Moura também apresentou estudos sobre a redução das receitas e repasses constitucionais, bem como o plano de economia na Administração municipal.

Remédios em casa

Outra iniciativa adotada, por meio da Central de Medicamentos, foi a criação do Programa Remédio em Casa para entregar em domicílio para idosos, pessoas do grupo de risco, acamados, entre outros.

O serviço adotado por medida preventiva para evitar aglomeração contra a propagação da Covid-19, transmissor do novo coronavírus. Além de entrega de medicamentos, os motoqueiros entregam insulina e tiras reagentes para aferição de glicemia.

A Central de Medicamentos da Prefeitura foi descentralizada em quatro unidades: Sede, no Bairro Centro Sul; em Farmácia Central, no Bairro Centro Norte; no Distrito de Cachoeira do Vale e nos Bairros Macuco/Limoeiro. No período de 30 de março a 28 de abril foram atendidas 6.886 usuários da saúde.

 

 

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *