quinta-feira, abril 25, 2024
DestaquesSaúde

Prefeitura de Ipatinga adquire 24 novas cadeiras de rodas

Ipatinga – Ipatinga mais uma vez se destaca como cidade-referência em inclusão e saúde. Isso porque, em cumprimento à Lei Municipal nº 3938/2019, o Executivo adquiriu, neste mês de janeiro, 24 novas cadeiras de rodas para utilização por usuários com deficiência ou mobilidade reduzida. As novas aquisições começarão a ser direcionadas para as 21 Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade na próxima segunda-feira (27).

As primeiras entregas começaram na semana passada, sendo duas destinadas à Policlínica Municipal, e o Centro de Controle de Doenças Infecto-Parasitárias (CCDIP).

Indicada para transporte e locomoção de usuários até 85 quilos, a cadeira de rodas tem sua estrutura reforçada, com boa durabilidade e segurança para os usuários.

“Desde que assumi, tenho trabalhado incansavelmente por melhorias na área da saúde. Nem mesmo a gigantesca dívida do Estado com Ipatinga, que já alcança os patamares de R$ 80 milhões, tem sido impedimento para os investimentos desta gestão. Nesta semana demos a ordem de serviço para o início das obras da UBS do bairro Jardim Panorama. Quero aqui lembrar que 100% do recurso investido na construção desta unidade é proveniente do ‘Programa Nova Ipatinga’. Agora, a aquisição destas cadeiras de rodas é mais um avanço conquistado por esta Administração, para a melhoria da qualidade de vida e busca pela humanização do atendimento na saúde pública. A acessibilidade na parte interna dos postos de saúde certamente garantirá mais comodidade para o usuário. Era um equipamento necessário”, ressaltou o prefeito de Ipatinga, Nardyello Rocha.

Ao custo de mais de R$ 10 mil, as cadeiras foram adquiridas com recursos do governo federal. “Os equipamentos serão distribuídos a partir desta segunda-feira (27) nas UBS’s e representam uma melhoria na qualidade da assistência médica e humanização do atendimento, que neste caso específico reflete sobre as pessoas que têm alguma dificuldade de locomoção. E não somente nestes casos, mas também pode acontecer de algum paciente passar mal e precisar utilizar o equipamento. Acredito que a saúde ganhou com a aquisição deste equipamento”, disse a secretaria de Saúde, Érica Dias.

Cumprimento da lei

A Lei Municipal nº 3938/2019, do mês de junho, fruto de proposta do vereador Avelino Ribeiro da Cruz, prevê que os proprietários de clínicas médicas, laboratórios de exames e análises clínicas privadas, assim como os responsáveis pelas Unidades Básicas de Saúde Pública, localizados no Município de Ipatinga, ficam obrigados a disponibilizar em suas instalações no mínimo uma cadeira de rodas para utilização de usuários com deficiência ou mobilidade reduzida.

De acordo com a Lei, as cadeiras devem ser mantidas em local de fácil acesso, limpas e em perfeitas condições de uso.  A adequação para o cumprimento do disposto na Lei deveria ser concluída no prazo de um ano a contar da data da publicação, ou seja, o prazo final é junho deste ano.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *