sábado, abril 20, 2024
DestaquesPolíticaSaúde

Prefeito apresenta a equipe da nova gestora do Hospital Vital Brazil para lideranças de Timóteo

O prefeito Douglas Willkys realizou as apresentações em dois encontros consecutivos

Timóteo – A Prefeitura de Timóteo foi palco de duas importantes reuniões que envolveram  autoridades municipais e representantes da Fundação São Francisco Xavier (FSFX) na tarde da última sexta-feira (25/09), na sala de reuniões do gabinete do Prefeito. A primeira reunião envolveu a equipe da FSFX que assumiu a gestão do Hospital Vital Brazil no município de Timóteo e representantes da Câmara Municipal, Secretaria de Saúde, Sindicatos, Superintendência Regional de Saúde, Prefeito e Vice. O segundo encontro foi com os membros do Conselho Municipal de Saúde. A nova equipe gestora realizou as devidas apresentações ao setor público e falou sobre os primeiros registros.

A doutora Alessandra  de Sousa Andrade Martins se apresentou como a nova gestora do Hospital Vital Brazil. Ela tem 16 anos de serviços prestados à Fundação São Francisco Xavier. “Os primeiros quinze dias aqui em Timóteo nos surpreenderam com 360 atendimentos no Pronto Socorro, 89 no Centro Obstétrico sendo 04 partos e 10 cirurgias ortopédicas, entre estas uma cirurgia vascular considerada um dos gargalos da Saúde. Queremos ofertar o melhor serviço possível para o usuário de Timóteo e mudar a visão da Saúde no município”, afirmou. Ela lembrou que o Vital Brazil é o quinto hospital administrado pela FSFX.

A primeira reunião envolveu a equipe da FSFX que assumiu a gestão do Hospital Vital Brazil no município de Timóteo e representantes da Câmara Municipal, Secretaria de Saúde, Sindicatos, Superintendência Regional de Saúde, Prefeito e Vice.
O segundo encontro foi com os membros do Conselho Municipal de Saúde. A nova equipe gestora realizou as devidas apresentações ao setor público e falou sobre os primeiros registros.

Outro membro da equipe FSFX, doutor Mauro Oscar de Souza Lima, Diretor de Hospitais, falou sobre o desafio de assumir o Hospital Vital Brazil. “Na primeira semana, a nossa missão foi assegurar a continuidade da assistência médica. Estamos levantando as demandas para ofertar de forma ordenada mais cirurgias à população. Queremos prestar um serviço de assistência à saúde de forma digna, qualificada e evolutiva. Temos o papel de transformar a vida das pessoas de forma positiva, afinal, a vida só dá uma safra”, concluiu Lima.

ETAPAS

Ao ser questionado, o diretor de Soluções em Saúde, Marcelo Teixeira, falou que a etapa seguinte é verificar o potencial que o HMVB pode oferecer em termos de especialidades. “Junto com o Estado, vamos colocar a UTI Neo Natal Pediátrica para funcionar e fazer a diferença, salvar vidas. Uma avaliação já está sendo feita para ampliar a oferta de serviços à população”, respondeu. Em outro questionamento sobre planos de saúde, Teixeira afirmou que independente do plano de saúde do paciente, ele será atendido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em caráter de urgência médica.

“Uma outra medida, será a opção ao usuário em migrar o plano que a pessoa tem nas mesmas condições, sem carência para o plano da FSFX. Ele informou ainda que a área recentemente adquirida pela Fundação, em frente ao HMVB, será um Centro Médico com serviço de Hemodiálise. Futuramente poderá se transformar em Hospital Dia”, completou.

O Diretor Presidente da Fundação São Francisco Xavier, Salvador Prado Júnior, falou sobre o propósito da entidade em oferecer o atendimento por meio do SUS em melhores condições. “O grande legado da Fundação é criar parcerias com a comunidade e poder público dispostos a fazer mutirões em função da pandemia. Queremos oferecer um atendimento digno e humanitário com evolução contínua”, pontuou.

Impressionado com a capacidade de mobilização da equipe da FSFX, o vice prefeito José Vespasiano Cassemiro, reforçou as palavras de Prado Júnior. “Em menos de 24 horas a Fundação já nos deu uma resposta, demonstrando verdadeiro respeito humanitário à saúde, valores acima do interesse comercial”.

Ernane Duque, Superintendente Regional de Saúde ressaltou a expertise da Fundação São Francisco Xavier em uma situação emergencial. “A entidade assumiu o contrato com o Estado com o mesmo valor anterior. Temos a certeza de que a FSFX irá agregar mais valores ao atendimento do SUS em Timóteo. O Estado tem como determinante a busca de uma solução mais ampla para a permanência do serviço após o prazo de seis meses, conforme previsto no contrato emergencial. Contudo, não houve desassistência na nossa região com relação à Covid-19”, lembrou. O superintendente chamou a atenção para a importância do controle social no momento do encontro com conselheiros municipais de saúde. “A Fundação sempre foi parceira do Estado. Não houve nenhum prejuízo aos pacientes do Hospital Vital Brazil no momento da transição”.

Maria Petronilha, atual presidente do Conselho Municipal de Saúde, afirmou que houve um momento de falta de clareza e insegurança com relação à transição do mantenedor do HMVB. “Mas quando soubemos da possibilidade da Fundação São Francisco Xavier vir a assumir a gestão do HMVB, a insegurança logo se transformou em torcida”, desabafou.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *