domingo, abril 28, 2024
DestaquesPolítica

Segundo dados do Disque 100, 77% dos crimes contra idosos são relacionados à negligência e ao abandono

IPATINGA – De acordo com a Secretaria de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (SEJUSP-MG), de janeiro a abril deste ano, foram registrados 387 crimes contra idosos em Ipatinga, um aumento de quase 30 casos em relação ao mesmo período do ano anterior, quando foram contabilizadas 359 ocorrências. A informação foi divulgada pelo Governo de Minas. A situação dos idosos e outros problemas relacionados a eles foram discutidos na audiência pública realizada na Câmara de Ipatinga.

A audiência foi solicitada pelo presidente da Câmara, vereador Ley do Trânsito, e defendida pela vereadora professora Mariene. Estiveram presentes vários vereadores, incluindo o presidente da Escola do Legislativo, Avelino Cruz.

O presidente Ley explicou que a audiência foi requerida pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e teve como objetivo ouvir os idosos. Ele ressaltou a importância de compreender as necessidades dos idosos, que abrangem diversos aspectos, como mobilidade urbana, saúde e cultura, além de exigirem investimentos e, acima de tudo, respeito. Ley afirmou que o próximo passo será uma discussão mais séria e ampla com o poder executivo, por meio das secretarias envolvidas, para destinar investimentos voltados aos idosos.

Mariene mencionou o aumento da população idosa no país e enfatizou a necessidade de discutir como o poder público acolherá esses cidadãos. Segundo dados do Disque 100, 77% das ocorrências registradas envolvem negligência e abandono, sendo 51% relacionadas à violência psicológica e 38% à violência financeira, geralmente cometida por pessoas próximas que se apropriam de cartões e contas, prejudicando os idosos por falta de conhecimento digital sobre suas finanças.

O secretário municipal de saúde, Leonardo Seixas de Oliveira, informou que Ipatinga possui quase 46 mil idosos, dos quais cerca de 26 mil utilizam o Sistema Único de Saúde (SUS). Ele ressaltou que a quantidade de idosos está superando proporcionalmente o número de nascimentos de crianças, o que afeta a sociedade em diversos aspectos, como a economia, a saúde e a sociedade em geral. Oliveira destacou o programa piloto chamado “Saúde em Rede”, que visa abordar os idosos de forma abrangente, considerando todas as dimensões, incluindo aspectos psicológicos, econômicos e sociais. O projeto começará no Bairro Nova Esperança, atendendo a 380 idosos com serviços básicos em rede, e a ideia é expandir o atendimento para toda a população idosa.

Durante o evento, Avelino mencionou o aumento dos crimes contra idosos e anunciou que a escola lançará um projeto de educação digital voltado para a terceira idade ainda este ano. Ele destacou a colaboração com a Câmara de Pouso Alegre e a troca de informações com outras escolas de governo em todo o país, através de um processo chamado “benchmarking”, que visa avaliar práticas e estratégias adotadas por outras instituições com objetivos semelhantes. Avelino ressaltou a importância dessa prática para destacar a instituição.

Além dos representantes da Câmara de Ipatinga, estiveram presentes na audiência os vereadores Ney Professor, Cida Lima, Hermínio Bernardo, Nivaldo Antônio, Wellington da Floricultura, a presidente da Câmara Mirim, Luísa Soares, o presidente da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas Idosas da 72ª subseção, Douglas Henrique Nunes, e outros representantes da sociedade civil e pública.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *