Pacientes do Vital Brazil correm o risco de transferência. A decisão sairá nesta sexta-feira

O prazo do Estado para resolver a situação do Vital Brazil, vence na tarde desta sexta-feira (4)

Timóteo – Surpreendentemente no início da tarde desta quarta-feira (2), um helicóptero desceu no campo do SESI, no Bairro Timirim,  trazendo representantes do Estado para uma reunião inesperada no escritório central da Aperam. O encontro colocou na mesma mesa representantes do judiciário;  da  Secretaria de Estadual de Saúde; o prefeito municipal de Timóteo e Aperam, objetivando resolver a situação funcional do Hospital e Maternidade Vital Brazil.

O JBN teve acesso a uma importante informação de que desta reunião ficou acertado que o Estado poderá assumir o Hospital Vital Brazil a partir desta sexta-feira (4), visto que a nova mantenedora – Hospital Vera Cruz, ao ser escolhida pela empresa Aperam, não foi preservado o atendimento público de saúde da população local pelo SUS.

Na decisão do Juiz de Direito Maycon Jésus Barcelos, da 2ª Vara Civil da Comarca de Timóteo, ficou evidente que “a nova mantenedora, Hospital Vera Cruz, e o Estado de Minas Gerais não firmaram contrato administrativo para manutenção e execução de serviços públicos de saúde no Hospital e Maternidade Vital Brazil, o que, com certeza, terá forte impacto na assistência à saúde da população local pelo SUS”. A decisão judicial pediu ainda a suspensão do contrato de comodato firmado entre Aperam e o Hospital Vera Cruz.

Transferência de pacientes

Outro fato respeitável deste encontro das autoridades na Aperam apurado pelo jornal, é o de que o Hospital São Camilo não aceita continuar no comando do Vital Brazil até que se resolva a situação da nova mantenedora. De malas prontas, o São Camilo deixa a cidade no próximo dia 10 de setembro.  Sendo assim, se o Estado não apresentar uma solução para o caso, todos os pacientes internados no estabelecimento serão transferidos para outros hospitais.

Até o momento, Poder Judiciário;   Secretaria de Estadual de Saúde; Prefeitura de Timóteo e Aperam, não se pronunciaram a respeito do assunto.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *