Neste sábado, pacientes sintomáticos para a Covid-19 são testados pela Prefeitura de Ipatinga

Ipatinga – Equipes da Secretaria Municipal de Saúde de Ipatinga trabalharam numa força-tarefa, neste sábado (27), com o objetivo de realizar uma bateria de testes rápidos em domicílio. A proposta é zerar o número de pessoas notificadas como suspeitas de Coronavírus e que aguardavam para uma checagem definitiva.

Antes de iniciar os trabalhos, todos os envolvidos, inclusive os motoristas, foram testados no Hospital Municipal Eliane Martins, de onde partiram os profissionais da saúde rumo às residências dos pacientes sintomáticos em diferentes bairros. Em toda a cidade, existem cerca de 180 pessoas nessa situação e que tiveram a oportunidade de ser submetidos ao exame rápido.

No caso do paciente ser positivo para a Covid-19, ele já recebe todas as orientações necessárias para o isolamento social, evitando assim de contaminar até mesmo seus familiares.

Adriana Martins, que vive com o marido e a filha de oito anos, fez questão de mostrar sua satisfação ao receber a equipe de saúde.

“Foi um alívio pra mim, uma vez que não vivo sozinha e, quanto mais rápido souber, melhor. Acho muito importante esse trabalho da prefeitura, pois irá ajudar muita gente que não tem outros meios de fazer a teste”, concluiu a moradora do Morro do Cruzeiro, na região do Bairro Bethânia.

A Secretaria de Saúde ressalta que foram testadas neste sábado aquelas pessoas que fazem parte do rol de suspeitos do município e que, nestas quinta (25) e sexta-feira (26) alcançaram o período de 10 a 12 dias de sintomas.

A Administração municipal orientou os pacientes, quando receberam uma via do documento de diagnóstico, que verificassem  se todas as informações estavam corretas.

Novo protocolo para testes

Desde a última quinta-feira (25), o município passou a adotar um novo protocolo de execução dos testes rápidos. Os exames serão realizados por agendamento, no domicílio do munícipe.

A partir daí, todo paciente que for notificado como caso suspeito para a covid-19 receberá na Unidade Básica de Saúde um agendamento com o dia para realização do teste e também os seus dados cadastrais (nome completo, endereço e contato telefônico).

A Administração municipal orienta ao paciente que, ao receber uma via do documento, verifique se todas as informações estão corretas. Caso contrário, deve realizar no local a atualização do cadastro.

“A Secretaria de Saúde adotou esse procedimento porque estava acontecendo da equipe chegar na casa do paciente para realizar o teste rápido e ele, por algum motivo, não se encontrar em sua residência. Assim o processo ficava moroso, fazendo-se necessário retornar nas casas várias vezes no dia. Com o agendamento, o paciente fica sabendo que aquele dia estará reservado para ele fazer o exame”, finaliza a titular da pasta da Saúde.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *