domingo, abril 28, 2024
DestaquesPolítica

Deputado divulga recursos do Acordo da Vale para Fabriciano. 1ª parcela tá na conta da PMCF

FABRICIANO – O ex-vereador Marcos da Luz, que foi candidato à prefeito da cidade, recebeu nesta semana comunicado do deputado Virgílio Guimarães (PT), informando que já está na conta da Prefeitura de Coronel Fabriciano a primeira parcela da transferência direta para os municípios, referente ao Acordo da Vale, conforme determina a Lei Estadual nº 23.830/21.

O valor total que Coronel Fabriciano tem a receber é da ordem de R$ 7 milhões, recursos estes para investimento em saúde, educação e infraestrutura, e que o ex-vereador diz esperar que sejam aplicados da melhor forma possível, atendendo realmente a quem mais precisa. Nessa primeira parcela foi repassado 40% do valor total; a segunda parcela, de 30%, será paga até 31 de janeiro/22, e outros 30% na terceira parcela, até 1º de julho/22.

Segundo o parlamentar, todos os 853 municípios mineiros receberam, no final de agosto, a primeira das três parcelas da transferência direta do montante de R$ 1,5 bilhão referente ao Acordo da Vale, conforme determina a Lei 23.830/21. A medida é parte do acordo para reparação de danos sociais, ambientais e econômicos decorrentes do rompimento da barragem da mineradora em Brumadinho, que provocou 272 mortes, em janeiro de 2019.

Os valores do repasse aos municípios foram definidos de acordo com critérios populacionais. Serão 40% na primeira parcela, 30% na segunda parcela (até 31 de janeiro/22) e outros 30% na terceira parcela (até 1º de julho/22).

Lula adia caravana à Minas

De acordo com Marcos da Luz, o giro de Lula por Minas Gerais, que a princípio estava marcado para os dias 15 a 18 de setembro, foi adiado. Um dos motivos para o adiamento da viagem é que Lula teria sido convidado pelo presidente do México, Andrés López Obrador, para visitar o país. Segundo ele, a direção estadual do PT já trabalha para acertar uma nova agenda.

O petista comentou ainda sobre as pesquisas divulgadas esta semana, nas quais Lula dispara e pode vencer ainda em primeiro turno o pleito eleitoral de 2022. No levantamento da Genial/Quaest o ex-presidente aparece com 47% das intenções de voto, à frente de Bolsonaro, que tem 26%. Na PoderData, Lula venceria Bolsonaro no 2º turno com 55% contra 30%. Já a XP/Ipespe mostrou que, em eventual segundo turno, Lula tem 51%, ante 32% de Bolsonaro.

“A tendência é que Lula dispare ainda mais, já que o povo sente falta do tempo em que haviam empregos e crescimento econômico. Um contraste total com o atual governo que não consegue criar novos postos de trabalho enquanto só aumenta a inflação de todos os itens, combustíveis, gás, energia elétrica, alimentação”, ressalta.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *