sexta-feira, abril 19, 2024
DestaquesPolícia

Veículos abandonados em áreas públicas em Ipatinga serão removidos com apoio da Polícia Civil

Ipatinga – A Administração de Ipatinga anunciou na tarde desta segunda-feira (15) que iniciará nesta quarta-feira (17) uma ação de retirada de veículos abandonados em áreas públicas da cidade. A medida atende uma antiga demanda da população, já que várias dessas carcaças abandonadas vêm sendo usadas até mesmo como pontos de drogas e prostituição, além de se transformarem em criadouros de insetos e esconderijo de animais peçonhentos.

“Em 2010, eu ainda era vereador e fui autor do projeto que gerou a Lei 3.921, que tratava da retirada deste tipo de veículo das ruas. No ano passado, uma nova proposta aprovada na Câmara resultou em importante modificação na legislação, que permitiu ao município firmar convênio com o Governo do Estado, através do Detran, para destinar estes veículos aos pátios credenciados. Desde 2010 a providência era aguardada e, agora, já nesta semana, vamos iniciar finalmente o processo. Essa ação também é um importante passo no combate às arboviroses, uma vez que essas carcaças são propensas ao acúmulo de água parada e proliferação do Aedes Aegypti”, destacou o prefeito Nardyello Rocha.

Como já advertiu a Secretaria de Saúde de Ipatinga, as doenças causadas pelo mosquito Aedes Aegypti avançam, apontando um acréscimo significativo nos cinco primeiros meses de 2020 em comparação com o mesmo período do ano passado. Os dados mais preocupantes são em relação à dengue: são 764 casos computados, 42% a mais que o período de janeiro a maio de 2019. Outro dado apurado no levantamento é que os casos de chikungunya aumentaram 16% de janeiro a maio deste ano. Nos cinco primeiros meses de 2019, haviam sido 161 casos, 27 menos que em 2020, no mesmo período, em que já foram registradas 188 notificações.

Dezenas de veículos

O secretário de Serviços Urbanos e Meio Ambiente, Agnaldo Bicalho, comentou que atualmente existem no município aproximadamente 50 veículos em condições de serem removidos. “Nós já estávamos realizando a autuação destes veículos em 10 UFPI’s (Unidade Fiscal Padrão de Ipatinga). Mas, infelizmente, algumas pessoas continuam descumprindo a lei e mantendo os carros em via pública. Temos o convênio com o governo do Estado para poder levar esses carros e, ainda, outro convênio com a Polícia Civil que permite que os agentes possam realizar a autuação em infrações de fiscalização no município, uma vez que eles já estão habilitados para fazer as de competência estadual. Então, nesta quarta-feira, os agentes da Sesuma e Secretaria de Segurança e Convivência Cidadã (Sescon) vão realizar uma nova operação de fiscalização, e os servidores da Polícia Civil farão a autuação. Esses veículos vão receber uma multa e depois guinchados”, adiantou.

Condições para retirada

Os veículos propensos a guincho são aqueles que, mesmo após notificação e autuação da Administração, o dono não promoveu a retirada. Eles são alvo de um processo administrativo ilustrado, inclusive, com fotos, o que prova a reincidência no descumprimento de normas.

Após a apreensão, para conseguir retirar os veículos levados ao pátio o proprietário deverá realizar o pagamento dos débitos e ainda providenciar a manutenção necessária. Só assim eles estarão regularizados. Caso isto não ocorra em 30 dias, o veículo será destinado a leilão.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *