quarta-feira, abril 24, 2024
DestaquesSaúde

Ipatinga e Fabriciano receberão respiradores para tratar pacientes do Covid-19

Redação – O Vale do Aço receberá em breve os primeiros respiradores do Governo do Estado de Minas Gerais, no esforço contra o novo coronavírus. Serão dois para o Hospital Municipal de Ipatinga e três para o Hospital Dr. José Maria Morais, em Coronel Fabriciano. Os ofícios anunciando o envio foi enviado à deputada estadual Rosângela Reis (Podemos) pelo secretário de Estado de Governo, Igor Eto.

Os respiradores são equipamentos hospitalares essenciais para atender a pacientes na fase aguda da COVID-19, que sofrem com a insuficiência respiratória. Uma força-tarefa, formada pela Secretária de Estado de Saúde (SES), Polícia Militar, Senai, FIEMG e outras empresas parceiras, fez uma varredura para localizar os aparelhos em desuso e recuperá-los.

Os equipamentos são recolhidos pela Polícia Militar, levados para o reparo e depois enviado de volta para a unidade de saúde em pleno funcionamento. Em um primeiro levantamento, foram identificados 373 equipamentos parados.

A deputada Rosângela Reis afirmou que os aparelhos ajudarão a tratar os pacientes e salvar vidas. Ela acrescentou que é primordial reforçar a capacidade de atendimento da rede pública de Saúde diante da pandemia.

“Esperamos que os equipamentos cheguem em breve e outros sejam enviados também. Esse esforço contra o Covid-19 é de todos e cada um deve fazer a sua parte para reduzir a curva de transmissão e colapsar o sistema de Saúde”, afirmou a parlamentar.

Ações de Rosângela Reis contra o coronavírus

Com o objetivo de auxiliar a população a enfrentar as consequências da pandemia do novo coronavírus, a deputada Rosângela Reis tomou uma série de iniciativas. Ao todo, já foram apresentados por ela oito projetos de lei contra o Covid-19 na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

Confira os projetos de lei contra o Covid-19

  • PL 1.780/2020 – Combate as Fake News durante a pandemia
  • PL 1.781/2020 – Proíbe as concessionárias de água, esgoto, energia e gás, de suspender o fornecimento para a população por inadimplência
  • PL 1.782/2020 – Institui o plano de auxílio e recuperação financeira para empresas
  • PL 1.783/2020 – Obriga a redução de mensalidades de escolas privadas durante surto
  • PL 1.784/2020 – Combate a corrupção em contratos emergenciais durante a pandemia
  • PL 1.785/2020 – Implementa o programa “Remédio em Casa”
  • PL 1.786/2020 – Dispensa perícia médica para tratamento de saúde de servidores
  • PL 1.787/2020 – Isenta de pedágio nas rodovias estaduais os profissionais da saúde e segurança pública durante a pandemia

Além disso, ela também requereu a instalação de hospital de campanha no Vale do Aço, que será atendido e erguido na Escola Canuta Rosa. Outro requerimento foi o pedido de pagamento de dívidas do Estado ao Hospital Vital Brazil.

Rosângela Reis também tem participação ativa nas votações remotas da Assembleia Legislativa e propôs Projetos de Resolução, alguns já aprovados, para o reconhecimento pela ALMG de situação de calamidade pública dos municípios do Vale do Aço, como Ipatinga e Timóteo.

Outra grande ação foi a indicação de R$ 5,4 milhões em emendas para a área da Saúde. A maior parte do valor, R$ 3.317.602,00, será destinado para a implementação do Samu Regional do Leste de Minas.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *