sábado, abril 20, 2024
DestaquesPolítica

Gripe: cerca de 650 idosos são vacinados no 1ª dia do ‘Drive Thru’ em Ipatinga

Ipatinga – Por iniciativa da Prefeitura de Ipatinga, teve início na manhã desta quinta-feira (26) a vacinação para os idosos contra a gripe, no município, pelo sistema ‘Drive Thru’, que evita que o público nesta faixa etária, mais suscetível aos efeitos do novo coronavírus, corra riscos em aglomerações nas Unidades Básicas de Saúde. Mais de 650 pessoas acima de 60 anos foram imunizadas neste primeiro dia da ação. Cerca de 400 carros com moradores da cidade passaram pelo estacionamento do estádio Ipatingão, que funcionará como ponto para a campanha de imunização de segunda a sexta-feira, de 8h ao meio-dia. As vacinas também são aplicadas nas residências.

A Prefeitura de Ipatinga adaptou o local onde funcionava a feira de alimentos agrícolas, preparando um espaço destinado à saúde. Foram montadas três tendas, cada uma delas com uma equipe de triagem e apoio, além dos técnicos para a realização da vacinação.

Além de evitar as aglomerações nas UBS’s, o esquema especial de vacinação tem como objetivo proporcionar mais agilidade na imunização dos idosos, público-alvo desta primeira fase da campanha contra a Influenza. Na última terça-feira (24), começou também, no município, a imunização dos idosos em seus domicílios.

“Estaremos com a Campanha da Vacinação da Influenza para os idosos até o dia 15 de abril, uma quarta-feira. E daí para frente começaremos a vacinar as demais categorias. Então, não há necessidade de a população ficar preocupada, porque esta ação do ‘drive thru’ vai se estender até quando houver necessidade. Observamos que nas primeiras horas do dia a Administração municipal registrou uma fila enorme de carros com pessoas que pretendiam se vacinar. A orientação é que a população venha aos poucos. Todos serão vacinados. Paralelamente ao ‘drive thru’, os profissionais de saúde estão indo também nas casas desses idosos para realizar a imunização deles”, explicou a referência técnica de Enfermagem do município, Fabiana Figueiredo.

O prefeito Nardyello Rocha reforça que o ‘drive thru’ é mais um instrumento ofertado pelo governo para proporcionar segurança e trazer comodidade a esse público-alvo.

“Ao todo, no município, devem ser vacinados aproximadamente 43 mil idosos. Temos que ter responsabilidade com este grupo, que é considerado de risco no processo de contaminação da covid-19. Por isso pensamos várias maneiras para dar vazão a essas vacinas, porém com segurança e serenidade. No primeiro momento, visando evitar a aglomeração das pessoas com mais de 60 anos nas UBS’s, disponibilizamos a vacinação nas casas dos idosos. Esta modalidade segue acontecendo no município e tem sido um sucesso. Agora, mais uma opção para eles é o ‘drive thru’. Esse é mais um esforço da administração municipal que, somado às demais ações, trabalha de forma dedicada contra a proliferação do coronavírus”, disse Nardyello Rocha.

Cuidados

A ideia do ‘drive thru’ é de que os idosos sejam imunizados pelas equipes de profissionais da saúde sem necessidade de sair do carro. Por medida segurança, apenas automóveis estão autorizados a serem recebidos.

A orientação é que os idosos esteja próximos às janelas dos veículos, e que elas sejam mantidas abertas para a agilidade do atendimento. Os pontos de entrada, de vacinação e de saída de veículos estão sinalizados no local.

“Outro ponto importante para agilidade do processo de vacinação pelo ‘drive thru’ é que os idosos tragam os cartões de vacina e do SUS e também o CPF”, concluiu a enfermeira Fabiana Figueiredo.

Feira de alimentos

A feira realizada habitualmente no estacionamento do Ipatingão – local que agora é utilizado para vacinação dos idosos – passa a funcionar temporariamente no Novo Centro, próximo à Estação da Maria Fumaça.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *