quinta-feira, abril 25, 2024
DestaquesPolítica

Fabriciano atinge 100% de cura em casos confirmados de Coronavírus

Fabriciano -A Prefeitura de Coronel Fabriciano, informa por meio do boletim epidemiológico dessa quarta-feira, 29, que todos os pacientes da cidade que contraíram coronavírus, e tiveram a doença confirmada por meio de exames, estão curados. Todos cumpriram o isolamento domiciliar e já retomaram suas rotinas.

A informação reflete o trabalho desenvolvido pelas equipes da Secretaria de Governança da Saúde envolvidas na abordagem, diagnóstico, orientação e prevenção à doença. Desde o momento em que a doença surgiu na China e começou a disseminar, o município se organizou e preparou para a possibilidade de o vírus chegar, instalando uma comissão que teve sua primeira reunião antes do carnaval.

Formada por profissionais da secretaria de saúde, unidades básicas de saúde e do hospital Dr. José Maria Morais, a comissão liderada pela médica infectologista Carmelinda Lobato, buscou informações sobre o vírus e realizou uma série de capacitações de servidores da área, se preparando para a pandemia que ainda estava por vir.

Isso foi essencial na orientação ao prefeito e aos integrantes do Comitê de Crise, instalado posteriormente, e que resultou em medidas eficazes e definitivas no controle do Covid-19. Uma das medidas consideradas mais eficientes foi a instalação de uma unidade referência coronavírus, na rua Alberto Scharlet, 135. Profissionais capacitados e equipados começaram a atender os casos sob-hipótese, fornecendo informações para o rastreio das notificações, dando suporte aos pacientes e às famílias no cumprimento ao isolamento domiciliar, mesmo sem a comprovação do diagnóstico, mas seguindo os protocolos corretos.

“Hora nenhuma nós subestimamos a doença que é virulenta e letal quando não são adotadas as medidas corretas. A gente sabia do ocorrido do outro lado do mundo e não podia vacilar. Hoje estamos satisfeitos com os resultados e a nossa curva está sob controle. Vamos manter o foco e trabalhar com responsabilidade”, disse o prefeito Dr. Marcos Vinicius.

Além do rastreio e acompanhamento eficazes dos casos suspeitos, o município investiu na separação de leitos e na preparação da unidade hospitalar como forma preventiva. O espaço para abertura de mais 59 leitos foi disponibilizado ao Estado para qualquer emergência e devem ser equipados em breve conforme promessa do governador Romeu Zema em encontro com o prefeito.

CASOS NEGATIVOS PARA COVID-19

Coronel Fabriciano também tem investido na elucidação dos casos, atingindo atualmente 68.76% de descarte nas notificações. São 339 casos descartados dos 493 notificados. “Estes números nos dão confiança para continuar nas medidas de flexibilização dentro da segurança necessária para controlar a doença e não deixar nossa economia morrer”, concluiu Dr. Marcos.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *