terça-feira, abril 16, 2024
CidadesDestaques

TIMÓTEO 57 anos: Prefeitura finaliza obra que assegura dignidade a 172 famílias do Jardim Vitória

TIMÓTEO 57 ANOS – A ausência de um evento público para comemorar os 57 anos de emancipação política administrativa de Timóteo não tirou o brilho de uma conquista histórica dos moradores do Jardim Vitória, uma ocupação existente há pelo menos 20 anos às margens do Rio Piracicaba no acesso ao Bairro Limoeiro, na Regional leste da cidade. Não foram poucas as manifestações dos moradores ao longo dos últimos anos por causa da falta de energia elétrica. As ligações clandestinas ofereciam riscos a todos os moradores.

O sonho de contar com serviços básicos de energia se tornou realidade na atual gestão do Município. Graças à iniciativa da Prefeitura de Timóteo junto ao Governo de Minas Gerais, a ocupação foi declarada área especial de interesse social. A demarcação de áreas ocupadas visa reconhecer, incluir e regularizar, por meio de um zoneamento e plano específico, parcelas da cidade construídas fora das regras legais, permitindo a introdução de serviços de infraestrutura e equipamentos básicos, melhorando as condições de vida da população.

A partir daí, o Município deu início à execução do programa de regularização fundiária, com o levantamento dos imóveis e das famílias que residem no local.  As casas ganharam numeração, habilitando os moradores a terem direito e acesso aos serviços essenciais como infraestrutura das ruas e fornecimento de energia elétrica e, futuramente, abastecimento de água com ligação individual para cada imóvel.

O programa de iluminação naquela localidade foi viabilizado graças também a interlocução da Prefeitura de Timóteo, por meio da Subsecretaria de Habitação e Defesa Civil, com a Cemig. Através deste programa 172 famílias do Jardim Vitória foram beneficiadas com a instalação de Padrão residencial e a ligação de rede energizada pela concessionária do serviço público. A comunidade também foi beneficiada com iluminação pública de LED em todas as ruas.

As tratativas para solucionar um dos principais problemas da cidade que são as ocupações irregulares de áreas públicas, na qual o Jardim Vitória se insere, tiveram início com a posse da atual gestão da Prefeitura. Em setembro de 2020, a concessionária respondeu o ofício nº 145/2020, no qual o prefeito Douglas Willkys solicitava o início da execução da obra para regularização do fornecimento de energia aos moradores do Jardim Vitória. A empresa respondeu que já havia realizado “as tratativas internas no sentido de viabilizar a antecipação das etapas que compõem este atendimento”.

Antes dessa data, em julho de 2020, foi executada a ordem de serviço NS 1131007350, pela Cemig que eliminou uma rede monofásica de média tensão que passava sobre as residências e causava um grande risco aos moradores. Em seguida foi construída uma rede trifásica nova, instalando 12 postes e um transformador trifásico de 45 KVA, seguindo o traçado correto do arruamento. Vencida esta etapa, foi elaborado um cronograma para execução da obra e energização dos padrões e instalação da iluminação pública que está sendo concluída nesta semana.

 

 

 

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *