quinta-feira, abril 25, 2024
CidadesDestaques

Conselho discute relacionamentos abusivos em transmissão ao vivo pela internet.

Timóteo – O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Timóteo realizará uma transmissão ao vivo (Live) pelo canal do Youtube sobre “Relacionamento abusivo. Você sabe reconhecer?” nesta quinta-feira, 08 de outubro, às 17 horas. Os convidados são a Cabo Louise Oliveira, graduada em psicologia e integrante da Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica da 85ª Cia. de Polícia Militar de Timóteo e o professor do Curso de Psicologia da Unileste, Antônio Honório Ferreira, mestre e doutor em Psicologia Social, coordenador do Projeto de Extensão para Homens Autores de Violência Contra a Mulher. Como mediadora, a advogada Helena Geralda da Silva, representante da OAB no CMDM.

 

A Campanha Fique em Casa Sem Violência foi desenvolvida para divulgar os canais para denúncia e a rede de apoio disponível no município. Cartazes e adesivos trazem a Lei 23.643/2020, que obriga o síndico a comunicar violência doméstica à Polícia e a Lei 23.644/2020, que trata do registro de violência doméstica e familiar por meio da Delegacia Virtual, durante a pandemia.

 

A ação do Conselho da Mulher tem o objetivo de alertar homens e mulheres para os perigos e agravos de viver em um relacionamento marcado pela violência. De acordo com Patrícia Dias, vice-presidente do CMDM, a pandemia aproximou ou afastou ainda mais alguns casais. Fazemos a pergunta a estes sobreviventes se eles percebem quando estão no ciclo da violência. Homem ou mulher, tanto faz. A revisão de papéis precisa ser universal. Afinal, onde foi parar o respeito? Quem agride geralmente tem uma dificuldade não revelada. “Quem é mal tratado também tem outra dificuldade, geralmente de ordem emocional, por aceitar a agressão”, comenta.

 

Agressor – Pessoas que agridem seguem um ciclo de violência. Primeiro o agressor mantém fases em que é gentil e calmo. Em outras, ele é agressivo, destrói a autoestima da (o) parceira (o). Depois de um período de agressões, ele volta ao começo: diz que vai mudar, se torna gentil e amoroso. Cada fase deste ciclo pode demorar anos. 

O CMDM realiza reuniões mensais, de forma remota no período da pandemia. O telefone para mais informações é (31) 3847-7849 ou pelo e-mail: cmdmdetimoteo@yahoo.com.br.

 

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *