sexta-feira, abril 19, 2024
DestaquesPolítica

Concurso Público da Câmara de Timóteo ainda não possui protocolo preventivo da Covid-19

Timóteo – Com 1.723 inscritos, para 15 vagas, e com inúmeros candidatos de outras cidades, a Câmara Municipal de Timóteo deu por encerrada no último dia 05 de novembro, as inscrições para o Concurso Público do Legislativo. As provas agora objeto de preocupação dos candidatos e das autoridades de saúde, estão sendo chamadas para o dia 20 de dezembro, mesmo com a projeção do aumento da pandemia do novo coronavírus no Brasil e no Estado de Minas Gerais. Já as provas do concurso da Prefeitura de Timóteo estão previstas para o dia 28 de fevereiro, justamente para não colocar em risco a saúde dos candidatos.

Conforme apurado pelo JBN, até a presente data a empresa responsável pela organização do concurso, não apresentou ao Comitê de Enfrentamento do Covid-19 o protocolo que visa descrever as medidas preventivas relativas ao coronavírus.

A Secretaria Municipal de Saúde informou, portanto, que o certame tem por obrigação garantir a isonomia de participação, levando em consideração candidatos que fazem parte do grupo de risco e aqueles que apresentarem alguns sintomas sugestivos de covid, com o isolamento em área própria para orientações iniciais e execução das provas descritas. “Deve ser garantido que os locais de prova sejam adequados para atender a normas de sanitização”, informou a Secretaria.

Conforme anunciado pela direção da Câmara Municipal, a aplicação da prova Objetiva e Redação ocorrerá no turno da manhã, sendo 05 horas de prova para os cargos de nível superior e 04  horas para os cargos de nível médio.

NOTA DA PREFEITURA

A Prefeitura Municipal de Timóteo, através da Secretaria Municipal de Saúde e Qualidade de Vida, informou na tarde desta terça-feira (24) que segue já por mais de oito meses respeitando as regras de quarentena para evitar a propagação do coronavírus. Diante disso, a Secretaria de Saúde e Qualidade de Vida, por meio do setor de Vigilância em Saúde, esclarece que para a realização do concurso público em questão, a empresa responsável pela organização do concurso deverá apresentar ao comitê de enfrentamento do covid o protocolo que visa descrever as medidas preventivas relativas ao coronavírus.

Além disso, garantir a isonomia de participação, levando em consideração candidatos que fazem parte do grupo de risco e aqueles que apresentarem alguns sintomas sugestivos de covid, com o isolamento em área própria para orientações iniciais e execução das provas descritas. Deve ser garantido que os locais de prova sejam adequados para atender a normas de sanitização.

Os locais de exames deverão constar com postos de triagem e identificação com disponibilização de álcool em gel ou borrifador líquido (70%) para higienização das mãos, além de aferição de temperatura e também nas salas deverá recipientes para desinfecção das mãos; portas e janelas deverão permanecer abertas; distanciamento de 1,5 m; e que a sala deverá dispôs de 50 % da capacidade de candidatos por sala, além do uso de máscara. Essas são algumas das medidas necessárias e seguras para a realização desse certame.  Portanto, a apresentação de documentação com medidas de segurança para evitar a propagação e, após apreciação pelo comitê, torna-se viável sua realização de forma segura.

O JBN pediu o posicionamento da Secretaria Estadual de Saúde, mas não houve manifestação até o fechamento desta edição – 18h35, desta terça-feira (24).

Compartilhe em suas redes sociais

2 thoughts on “Concurso Público da Câmara de Timóteo ainda não possui protocolo preventivo da Covid-19

  • Deosvaldo Oliviera

    É uma realidade a ser respeitada, a COVID-19. Nos candidatos estamos entre a Cruz e a Espada.
    De um lado tememos o cancelamento devido a frequentes adiamentos e, principalmente, a interpretação da nova composição da Casa Legislativa, pois esta deve reavaliar de acordo com sua perspectiva se há a necessidade de tais profissionais.
    Por outro lado, ponderemos, vale o risco? Perdemos entes e próximos para esta terrível Pandemia e quão sofrido é tal perda.
    Lembro que o procedimento de sepultamento destes é totalmente diferente, é muito dolorido e excludente.
    As autoridades peço RESPONSABILIDADE e ZELO com os candidatos, que estão em sua maioria em busca de melhoria de vida.

    Resposta
  • Fábio Carlos

    Esse Presidente da Câmara (Professor Diogo) nas redes sociais questiona abrir escolas, mas para essa aglomeração do concurso não há coerência?

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *