domingo, abril 28, 2024
DestaquesSaúde

Clínica Proevoluir realizará o V Seminário de Transtornos e Distúrbios de Aprendizagem

O médico neuropediatra, Marcone Oliveira, um dos palestrantes do evento.

Ipatinga – Com objetivo de trazer temas importantes para serem discutidos e, paralelamente também realizar um trabalho social, entre os dias 2 e 3 de outubro, a clínica Proevoluir irá realizar o V Seminário de Transtornos e Distúrbios de Aprendizagem do Vale do Aço. O evento é 100% online e tem como público-alvo, profissionais da saúde, educação, pais e familiares de crianças que se interessam por esse tema.

Com o tema ‘Novas Fronteiras – Entregando Conhecimento em Tempos Difíceis’, o seminário irá abordar assuntos atuais relacionados a transtornos dos desenvolvimentos e dificuldades de aprendizagem. Tudo isso com foco na avaliação em uma perspectiva interdisciplinar.

As inscrições podem ser feitas até sexta-feira, somente pela internet, pelo site https://www.sympla.com.br/v-seminario-de-transtornos-e-disturbios-de-aprendizagem-do-vale-do-aco. O valor do seminário é de R$ 9,90.

Doações

O evento além de contribuir para aumentar o conhecimento e aprendizado sobre o tema, também terá um papel social de grande relevância. Isso porque, toda a renda arrecada com as inscrições será destina ao Instituto Ideias.

“Essa é a primeira vez que realizamos esse evento online, e vimos essa necessidade devido as questões sanitárias imposta pela pandemia. E também por conta da situação do coronavírus, os envolvidos neste seminário perceberam a necessidade de realizar a doação do dinheiro das inscrições, para o Instituto Ideias. Serão entregues mais de 400 brinquedos para crianças carentes. Vamos aproveitar, que outubro é o mês das crianças, e distribuir alegria para elas neste momento, em que muitas delas estão confinadas em suas casas”, explicou o médico neuropediatra, Marcone Oliveira, um dos palestrantes do evento.

Instituto

O Instituto IDEIAS – Instituto de Desenvolvimento Educacional e Integração Ambiental e Social – é uma Organização Não Governamental fundada em 2009 no bairro Industrial, em Santana do Paraíso, por moradores, com objetivo de realizar ações contínuas de promoção e fortalecimento da educação ambiental e participação social e, assim contribuir para a prática de ações cotidianas e inovadoras na busca pela sustentabilidade.

O Instituto realiza a coleta seletiva de materiais recicláveis, com participação de voluntários, crianças, adolescentes e familiares. Em 2013, os participantes iniciaram a confecção de brinquedos pedagógicos e artesanatos em MDF.

Após os testes dos primeiros modelos de brinquedos, em 2014, na sede do Instituto IDEIAS, também tiveram início, as oficinas de confecção de brinquedos para crianças, adolescentes e seus familiares em que cada participante recebe um kit do brinquedo para lixar, pintar e envernizar, e ao final ensina-se como jogar. Os brinquedos confeccionados podem ser levados para casa.

 Palestrantes

A abertura do seminário, nesta sexta-feira (2), a partir das 19h, será ministrada pelo neuropediatra, Marcone Oliveira. Ele abordará o tema “O que há de novo no diagnóstico e tratamento do TDHA”.

Em seguida o seminário passará a ser ministrado pela neuropsicológica, Luciana Freitas e a psicopedagoga Viviane Carneiro.

Para este ano o V Seminário de Transtornos e Distúrbios de Aprendizagem do Vale do Aço contará com a participação especial da PhD Patrícia Freitas, que abordará o tema: Neurofeedback – Evidências para reabilitação do TDAH e transtorno de espectro autista.

Outra participação especial no evento é da fonoaudióloga Adriana Duarte, que tratará o tema “Impacto das alterações de fala na alfabetização”.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *