quinta-feira, abril 25, 2024
DestaquesSaúde

Centro de Controle das Doenças Infecto-Parasitárias realiza Dia D para diagnosticar HIV

Ipatinga – Após realizar ações de prevenção e conscientização nos dias que antecederam o carnaval, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) planeja o Dia D para diagnosticar possíveis casos de transmissão do vírus do HIV e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s) em Ipatinga. A ação acontece no dia 27 de março, de 7h30 às 17h, no Centro de Controle das Doenças Infecto-Parasitárias (CCDIP). O núcleo especializado funciona na avenida Kyoshi Tsunawaki, nº 50, no bairro Cariru.

O evento leva em consideração a janela imunológica de 30 dias após a exposição de risco ao vírus do HIV. O CCDIP agiu anteriormente com a distribuição de panfletos informativos e preservativos para a população nas Unidades Básicas de Saúde e em locais de grande circulação de pessoas na cidade. Os servidores da área de saúde foram inclusive ao encontro de quem iria viajar no carnaval e estava no terminal rodoviário e na estação ferroviária.

Teste

O teste rápido é feito através de uma punção com agulha no dedo médio da pessoa a ser examinada. No caso de adolescentes menores de 16 anos, é necessário que estejam acompanhados do responsável. É indispensável a apresentação de documento com foto para todos.

O CCDIP realiza esse diagnóstico normalmente às terças, quartas e sextas. Há vagas para oito atendimentos, de acordo com a ordem de chegada. O público é atendido a partir das 13h. O telefone da repartição é o 3829-8559. O teste rápido pode ser feito também nas Unidades Básicas de Saúde do município, mas somente mediante avaliação médica ou do profissional capacitado.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *