sexta-feira, abril 19, 2024
DestaquesPolítica

ALMG debaterá cronograma de socorro aos municípios afetados por chuvas

Fernando Pacheco (deputado estadual PHS/MG), Rosângela Reis (deputada estadual Pode/MG), Ione Pinheiro (deputada estadual DEM/MG), Marquinho Lemos (deputado estadual PT/MG)

Redação – Após debater os impactos das fortes chuvas que atingiram os municípios de Minas Gerais, bem como as possíveis respostas diante dos ocorridos, agora a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) debaterá o cronograma e os critérios para a liberação dos recursos federais para socorrer as cidades atingidas.

O requerimento para a nova audiência pública foi feito pela deputada Rosângela Reis (Podemos), em conjunto com os deputados Marquinho Lemos (PT), Ione Pinheiro (DEM) e Fernando Pacheco (PV), durante a 2ª Reunião Ordinária da Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização da ALMG, realizada na última quarta-feira (19).

A data da audiência ainda será definida. O objetivo da reunião será discutir e garantir que os municípios menores também recebam recursos do Governo Federal para a recuperação dos danos com as chuvas. No fim de janeiro, o presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido) prometeu R$ 1 bilhão para os estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo diante dos impacto das águas.

A discussão sobre as mudanças climáticas e intensificação de tempestades e enchentes deram o tom da reunião. Na oportunidade foram recebidas, discutidas e votadas proposições com o objetivo de ampliar a discussão e auxiliar, sobretudo, os municípios atingidos pelas chuvas.

No total, 196 municípios em Minas decretaram situação de emergência em função das chuvas. A Defesa Civil estadual registrou 61 óbitos somente em janeiro e fevereiro, além de mais de 19 mil pessoas desalojadas e desabrigadas.

Para a deputada Rosângela Reis, “é preciso deixar claro que todos os municípios atingidos pelas chuvas intensas receberão os recursos necessários e reduzir a burocracia exigida, para que as obras necessárias sejam realizadas”.

Outros requerimentos

Outros requerimentos aprovados durante a reunião dizem a respeito de pautas como prestação de informações sobre a gestão relativa de 2019 da Copasa, Copanor, Cemig, Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra) e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede).

Também foram aprovados requerimentos que propõem votos de congratulações aos municípios de Nova Lima e Sabinópolis pela passagem de aniversário de ambos.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *