sexta-feira, abril 26, 2024
CidadesDestaques

ABA realiza entrega do Diagnóstico Situacional da Pessoa Idosa em Santana do Paraíso

A prefeita de Santana do Paraíso, Luzia Teixeira de Melo, parabenizou a equipe pelo desenvolvimento do diagnóstico. “Eu só tenho a parabenizar a ABA e a CENIBRA pelo trabalho, porque nós como seres humanos, precisamos mesmo ter uma atenção especial com o idoso”.

Santana do Paraíso – A Associação Beneficente Ágape (ABA), em parceria com a Celulose Nipo-Brasileira (CENIBRA) e com o Instituto CENIBRA, realizou nesta terça-feira, 28, a entrega do Diagnóstico Situacional da Pessoa Idosa no município de Santana do Paraíso. A entrega do material é mais uma das ações do Projeto Conselho Eficaz Idoso, que é uma parceria da ABA com o Instituto Cenibra. O projeto visa potencializar os conselhos do idoso, no controle das políticas públicas, promovendo a mobilização, acompanhamento e monitoramento da rede local.

A ABA tem como foco o desenvolvimento de ações e projetos que visam a proteção, promoção, defesa e a garantia dos Direitos Humanos. No que diz respeito à Pessoa Idosa, a Instituição organiza, amplia, fortalece e potencializa a política pública municipal de atenção a esse público nos municípios que atua, e busca transformar a realidade municipal dessas políticas.

O DIAGNÓSTICO

O Diagnóstico Situacional da Pessoa Idosa apresenta, em linhas gerais, aspectos relevantes dos idosos residentes no município, e tem como objetivo nortear o trabalho da gestão municipal e o Conselho do Idoso, no que diz respeito às políticas públicas nas diversas áreas como saúde, assistência social, cultura e lazer e habitação, voltadas a esse público.

A elaboração desse instrumento foi realizada mediante acoleta e análise de dados, que possibilitou observar e mensurar as condições de vida das pessoas idosas, as violações aos direitos fundamentais e os aspectos importantes para a garantia dos direitos, além da inclusão de um perfil demográfico, familiar e socioeconômico.

De acordo com a representante da CENIBRA, Eleonora Valadares, a apresentação desse diagnóstico é um marco importante para a cidade. Segundo ela, o material é enriquecedor pois contém informações estratégicas para o desenvolvimento de ações específicas para os idosos e servirá como base para ampliação de ações futuras.

 

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *