sexta-feira, abril 19, 2024
DestaquesSaúde

Vacinação contra o sarampo começa na segunda-feira, dia 10

Timóteo – A Secretaria de Saúde e Qualidade de Vida de Timóteo inicia a campanha de vacinação contra o Sarampo na próxima segunda-feira (10/02), em 10 unidades básicas de saúde (UBS) do município. Os horários de vacinação variam conforme atendimento da sala de vacina de cada unidade.

Esta etapa da vacinação contra o sarampo em 2020 é dirigida a crianças e adolescentes na faixa etária de 05 a 19 anos. A campanha vai até o dia 13 de março, sendo que o dia “D” ocorre no sábado, 15 de fevereiro.

De acordo com a enfermeira Janeiva Pires, a estratégia é destinada às pessoas que não tomaram nenhuma dose da vacina ou que tenham recebido apenas uma das duas doses necessárias.

“A vacina contra o sarampo evita complicações como cegueira e infecções generalizadas que podem levar a óbito. O calendário básico de vacinação oferece duas vacinas contra o sarampo. A primeira é aos 12 meses de idade, com a tríplice viral, que protege também contra a rubéola e a caxumba. Aos 15 meses uma dose da tetra viral é aplicada para imuniza as crianças para as mesmas três doenças mais a varicela (ou catapora)”, explica Janeiva. No calendário básico de vacinação são indicadas 02 doses de triviral para pessoas até 29 anos. E na faixa etária de 30 a 49 anos, uma dose de triviral.

As boas taxas de coberturas vacinais do Brasil haviam propiciado que o país conseguisse em 2016 o certificado internacional de eliminação da doença. Contudo, a queda nos índices de vacinação voltou a deixar o Brasil suscetível a reintrodução do vírus, que em 2018 teve uma forte circulação concentrada no estado do Amazonas. Foram na época mais de 10 mil casos no país, sendo 47 no Rio Grande do Sul. Em 2019, a doença ocorreu em maior proporção em São Paulo, responsável por mais de 90% dos 17 mil casos do Brasil.

Sarampo é uma doença viral altamente transmissível. Uma pessoa doente pode passar para outra por meio da tosse, fala, espirro ou respiração próximo de outras pessoas. Qualquer indivíduo que apresentar febre e manchas no corpo (exantemas) acompanhado de tosse, coriza ou conjuntivite deve procurar os serviços de saúde para a investigação, principalmente aqueles que estiveram nos 30 dias anteriores em viagem aos locais com circulação do vírus. Casos suspeitos devem ser informados imediatamente à Secretaria de Saúde e Qualidade de Vida de Timóteo.

Salas de vacina

Em Timóteo, a vacina contra o Sarampo está disponível nas salas de vacina das seguintes Unidades Básicas de Saúde (UBS): Alegre (de 7h30 às 12h), Ana Moura (7h às 11h e 12h às 14h40), Cachoeira do Vale (7h30 às 12h), João XXIII (7h30 às 12h),Limoeiro (7h30 às 12h), Macuco (7h30 às 12h), Primavera (7h30 às 12h) e (13h às 15h30), Sede (7h30 às 11h30 e 13h às 15h30), Timotinho (7h30 às 12h). A UBS do Novo Tempo vacinará contra o Sarampo às quintas-feiras, pela manhã e à tarde, ocasião em que estará fechada a sala de vacinas da UBS do Ana Moura.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *