quinta-feira, abril 18, 2024
DestaquesPolítica

Orçamento 2021 da PMT será votado nesta quinta-feira na Câmara de Timóteo

Da discussão do Orçamento nesta quarta-feira, participaram os vereadores novatos Professor Ronaldo; Fabiano Ferreira, Conceição Reis e Vinicius Bim. Dos atuais vereadores, somente Professor Diogo e Raimundinho (Fotos PCReis)

Timóteo – Nesta quinta-feira (17) estará na pauta de votação da sessão Ordinária da Câmara Municipal de Timóteo, o Projeto de Lei de autoria do Executivo que dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) do município. O Orçamento da prefeitura para 2021 está estimado em R$ 241 milhões.

Desde o início da semana, secretários da prefeitura estão se alternando no plenário do parlamento Timotense com a função de esmiuçar a peça orçamentária diante dos atuais e novos vereadores. Vale ressaltar, que o importante processo de esclarecimento da Lei Orçamentária não atraiu o interesse da maioria dos representantes do povo, que em sua maioria não estiveram presentes.

Nesta quarta-feira, por exemplo, a discussão do orçamento com representantes das Secretarias de Saúde e Qualidade de Vida; Assistência e Desenvolvimento Social; Administração e Gestão e Desenvolvimento Econômico e Turismo, foi prestigiada somente pelos atuais vereadores Diogo Siqueira e Raimundo Nonato Vieira. Dos novatos, estiveram presentes – Vinicius Bim, Fabiano Ferreira, Conceição Reis e Professor Ronaldo.

Hiller Felix, falou da verba orçamentária destina à Administração e Gestão e Desenvolvimento Econômico e Turismo

O secretário de Fazenda, Anderson Moura, destacou que “mesmo com essa queda de receita conseguimos manter todos os nossos compromissos e os investimentos na Saúde e Educação em dia”, disse. Segundo ele, o Município investiu 26% em Saúde e 28% em Educação, respectivamente. Ao mesmo tempo, ele lembrou que uma série de medidas foi adotada pela atual gestão o que permitiu o equilíbrio financeiro na máquina pública.

Na apresentação da área de Educação, a secretária Márcia Lessa começou falando sobre os resultados do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) de 2019 e o registro do crescimento desse índice nos anos finais nas escolas municipais. A avaliação dos alunos do 6º ao 9º anos foi de 6,3, enquanto a meta prevista era de 6.

A linha de tendência projetada pela Secretaria para o rendimento das escolas municipais é de crescimento, embora algumas escolas tenham que fazer ajustes.  Para Márcia Lessa os dados do Ideb serão importantes para balizar o planejamento estratégico para o próximo ano, identificando e corrigindo os problemas.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *